Busca BOL

Segunda-feira, 15 de setembro de 2014

BOL Notícias

Licenciamento para donos de veículos com placa final 3 vai até o dia 30 deste mês em SP

SÃO PAULO - Os paulistas proprietários de veículos com placa final 3 têm até o dia 30 de junho para fazer o licenciamento. A taxa cobrada neste ano foi reajustada em 3,72% e passou a ser de R$ 55,83. 

Desde o dia 1º de abril, donos de veículos automotor, reboque e semirreboque de todas as placas podem efetuar o pagamento. Para fazer o licenciamento, o proprietário do veículo ou seu representante legal (devidamente constituído) deve apresentar um documento de identidade, o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), os comprovantes das taxas pagas (incluindo o Dpvat) e o documento do ano anterior.

O cidadão pode optar em fazer o licenciamento no órgão onde o veículo está cadastrado, nos postos do Detran (Shoppings Aricanduva e Center Lapa), nas unidades de atendimento do Poupatempo ou pelo Sistema de Licenciamento Eletrônico, implantado pelo Detran em 1º de abril de 1999.

Calendário

No dia 31 de dezembro do ano passado, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) publicou a Portaria nº 2.405 no Diário Oficial do Estado, regulamentando o calendário anual para o licenciamento de veículos no exercício de 2010.

Cabe ressaltar que desde o dia 1º de abril, todos os veículos já podem fazer o licenciamento, sendo que, para cada placa, há um prazo limite, conforme tabela abaixo. 

Final da placa Prazo final
1 30 de abril
2 31 de maio
3 30 de junho
4 30 de julho
5 e 6 31 de agosto
7 30 de setembro
8 29 de outubro
9 30 de novembro
0 31 de dezembro

Já para os veículos de carga, registrados como caminhão, o prazo para renovar o licenciamento é outro:

Final da placa Prazo final
1 e 2 30 de setembro
3, 4 e 5 29 de outubro
6, 7 e 8 30 de novembro
9 e 0 31 de dezembro

Fonte: Detran-SP

Inspeção veicular: atenção para mudança de prazos

Neste ano, todos os veículos cadastrados no município de São Paulo devem fazer a Inspeção Ambiental Veicular 90 dias antes do prazo final para o licenciamento. 

Os veículos novos, registrados em 2010, estão dispensados da inspeção no primeiro licenciamento. Todos os demais veículos registrados deverão fazer a inspeção, independentemente do ano de registro no Detran-SP.

Quem não realizar a inspeção ficará impedido de licenciar o veículo, transferir a propriedade, mudar o município de registro, alterar características ou categoria, expedir a 2ª via do CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento), em qualquer situação, e inserir ou baixar gravames, quando necessária a expedição de novo CRV.

Além de todos esses impedimentos, o proprietário estará sujeito a receber multa de R$ 550.

Cotações Bolsa Cambio

12/09/2014 » Outras bolsas

Bovespa: 56927,81 -2,42%Fonte: Reuters

Conversor de moedas

Conversor de moedas

Enquete

Carregando enquete...
Computando seu voto...
Carregando resultado
  • 5779
  • simples
  • false

Vídeos de economia

Carregando vídeos

Publicidade

Emprego Certo

Procurar por emprego