Busca BOL

Sexta-feira, 29 de agosto de 2014

BOL Notícias

Cesvi aponta lista de carros com menor custo de reparo e de seguro de 2011

Da Redação

O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou o índice Car Group, também conhecido como índice de reparabilidade, para 2011. A lista leva em conta as variações da cesta básica de peças (itens mais procurados no reparo automotivo em caso de acidentes, como para-choque e lanternas, por exemplo -- não confundir com preços de revisão, nem com qualquer índice de consumo do carro) e o lançamento de novos modelos, e serve para apontar quais são os veículos com menor custo e tempo de reparo, algo que deveria ser (mas nem sempre é) levado em conta do momento da compra de um carro.

VEJA TAMBÉM

Os vencedores -- ou seja, os carros com menores custos e tempo de reparo no Brasil em 2011 -- são: Citroën C3, Ford Ka e Volkswagen Fox (hatches compactos); Renault Sandero Stepway (hatch compacto aventureiro); Fiat Bravo (hatch médio); Suzuki SX4 (hatch médio aventureiro); Citroën C3 Picasso (monovolume compacto); Citroën C4 Picasso (monovolume médio); Volkswagen Saveiro (picape compacta); Chevrolet S10 (picape média); Volkswagen Polo Sedan (sedã compacto); Citroën C4 Pallas (sedã médio); Volkswagen SpaceFox (perua compacta); Renault Grand Tour (perua média) e Ford Transit Furgão Curto (utilitário). Os detalhes podem ser vistos no álbum abaixo:

O Car Group utiliza um escala que vai de 10 a 60 para medir a reparabilidade de um modelo: quanto menor o grau nessa escala, melhor. Todas as principais categorias de veículos são analisadas, mas o Cesvi atribui notas apenas aos carros cedidos pelas fábricas -- quando um carro não é entregue para a avaliação, recebe o índice ND (não disponível) e, claro, fica fora da disputa. A lista completa pode ser vista no comparativo de índices do Cesvi (clicando aqui).

Além disso, a divisão feita pelo Cesvi pode soar um pouco estranha, já que é mais rígida que o padrão do mercado: o "estiloso" Fiat 500 disputa com veículos simples (e mais baratos) como Fiat Mille e Peugeot 207 (hatches compactos), por exemplo; a mesma categoria abarca ainda modelos como Fiat Punto e Chevrolet Agile.

De toda forma, o índice é respeitado e chega a influenciar o mercado de seguros de automóveis, já que um carro com custo de reparo mais barato pode ter valor de apólice mais em conta.

Cotações Bolsa Cambio

29/08/2014 » Outras bolsas

Bovespa: 61288,15 1,65%Fonte: Reuters

Conversor de moedas

Conversor de moedas

Enquete

Carregando enquete...
Computando seu voto...
Carregando resultado
  • 5779
  • simples
  • false

Vídeos de economia

Carregando vídeos

Publicidade

Emprego Certo

Procurar por emprego