Busca BOL

Terça-feira, 23 de setembro de 2014

BOL Notícias

Do que as crianças indígenas gostam de brincar? Pesquisadora dá exemplos

THAÍS FONSECA
Da Redação

Quais são as brincadeiras das crianças das tribos indígenas? Para responder a esta e mais perguntas, UOL Crianças procurou a antropóloga e professora Clarice Cohn, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), que tem uma bagagem e tanto no assunto. Além de estudar as tribos e as crianças indígenas (ela chegou a publicar um livro chamado "Antropologia da Criança"), já visitou várias tribos do Brasil.

Divulgação
Curumim mostra seus colares coloridos para as lentes
FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENAS DO BRASIL
CURIOSIDADES SOBRE O DIA DO ÍNDIO


A professora conta um pouco da experiência, principalmente a da visita que fez aos índios da etnia Xikrin, do Pará. A antropologia, para quem não conhece a palavra, é uma ciência que investiga vários aspectos da vida dos homens, como línguas, crenças e a cultura. Há antropólogos, como Clarice, que procuram conhecer com profundidade os costumes dos índios e suas tribos. No caso da pesquisadora, as visitas que fez foram tão legais que ela recomenda: "Acho que seria muito bom se as crianças das cidades pudessem ir às aldeias indígenas". Leia abaixo a entrevista toda.

UOL CRIANÇAS - Você já visitou alguma tribo? De quais etnias?
CLARICE COHN - Já fiz várias visitas às aldeias dos Xikrin, que vivem no Pará. Mas também visitei outros povos, como os Guarani e os Terena, no Mato Grosso do Sul, e os Wayana, no Pará.

Alex Almeida/ UOL
Curumin da etnia Yalapeti (MT) se diverte no rio
Alex Almeida/ UOL
Meninas da etnia Kaimurá da Amazônia brincam de cabo de força
FOTOS DAS CRIANÇAS NAS TRIBOS
LEIA MAIS SOBRE OS ÍNDIOS NO BRASIL
UOL CRIANÇAS - O que lhe chamou atenção na rotina das crianças indígenas?
CLARICE - As crianças Xikrin são sempre muito agitadas, gostam de descobrir coisas novas o tempo todo. Elas andam pela aldeia e pelos seus arredores, vão ao rio (quando são grandes o suficiente par terem permissão) nadar e pescar, brincam com revólveres e arcos e flechas que fazem com madeira, ou bonecas que fazem com argila ou qualquer coisa que possa ser carregada em uma tipóia (que as mulheres usam para carregar os bebês). Gostam também de cantar e de comer. De vez em quando também é bom um aconchego, um colo de mãe, de avós, do pai. Também vão à escola, e adoram, quando podem, sentar e desenhar.

UOL CRIANÇAS - Do que elas costumam brincar?
CLARICE - Os pequenos xikrin brincam de muita coisa. As meninas adoram cuidar de seus "bebês", que fazem com argila da beira do rio, ou com tudo o que acham, soltando a imaginação. Os meninos gostam de brincar de caçar e guerrear, e fazem pequenas armas em madeira para isso. E gostam muito de nadar e brincar no rio.

UOL CRIANÇAS - Qual a relação delas com a natureza?
CLARICE - Os meninos Xikrin conhecem bem a natureza. Quando a gente anda de barco pelo rio, os meninos e as meninas ficam atentos ao redor, e gostam de apontar - gostam mesmo de serem os primeiros a ver! -os animais que passam, as frutas... mas eles também sabem que a natureza pode ser perigosa, e seus pais e avós estão sempre cuidando para que eles não se afastem demais, não se percam, ou não corram riscos no rio.

UOL CRIANÇAS - Pode citar um exemplo de algo que você viu?
CLARICE - Que tipo de obrigações elas têm na tribo? As crianças não têm exatamente obrigações - a não ser a de ir à escola. Mas elas podem ajudar muito. As meninas às vezes levam as roupas para lavar no rio, às vezes acompanham suas mães na roça.... os meninos pescam em pequenas canoas perto da aldeia, e adoram exibir os peixes que darão para suas mães quando voltam no entardecer.
"Antropologia da Criança"), já visitou várias tribos do Brasil.
Divulgação
Índio da etnia dos Caiapós, no Estado do Pará, exibe cocar
FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENAS DO BRASIL
CURIOSIDADES SOBRE O DIA DO ÍNDIO


UOL CRIANÇAS - Elas se interessam pelas brincadeiras que temos na cidade grande?
CLARICE - Sim, muito. E conhecem várias! Brincam de pega-pega, de esconder, de pipa. Também jogam futebol, gostam muito de desenhar e adoram uma bicicleta.

UOL CRIANÇAS - Como costuma ser a relação delas com os outros amiguinhos?
CLARICE - Eles se dão muito bem, e vivem juntos! Sabe, é muito raro ver as crianças brigando. De vez em quando elas ficam ciumentas de seus brinquedos, ficam amoadas, mas sempre alguém dá um jeito de fazer outro brinquedo. Ninguém gosta de ver uma criança triste lá.

UOL CRIANÇAS - Há alguma brincadeira competitiva na tribo?
CLARICE - Bom, o futebol. Mas eles também fazem uma espécie de cabo-de-guerra, e jogam um tipo de peteca. Só que não tem vencedor e perdedor neste jogo.

UOL CRIANÇAS - O que as crianças da cidade poderiam aprender com as crianças que vivem nas tribos?
CLARICE - Acho que seria muito bom se as crianças das cidades pudessem ir às aldeias indígenas, e as crianças indígenas visitarem as cidades. Sempre se aprende! Sei que as crianças Xikrin têm muita curiosidade em conhecer as cidades de que falo para elas, em que moro. Também adorariam conhecer os EUA e tenho certeza de que adoram também receber visitas - sempre me recebem muito bem.

Enquete

Carregando enquete...
Computando seu voto...
Carregando resultado
  • 5779
  • simples
  • false
Publicidade

Emprego Certo

Procurar por emprego