Busca BOL

Quarta-feira, 1 de outubro de 2014

BOL Notícias

A síndrome das pautas pobres

Renato Kramer*

Os programas de entrevistas da televisão brasileira nunca estiveram tão sem imaginação ao criar as suas pautas. Desde os mais clássicos, como o 'Programa do Jô' (Globo) e o 'De Frente Com Gabi' (SBT) até os mais recentes, como o 'Agora É Tarde' (Band). E foi este que me coube assistir ontem à noite.

Já na abertura o apresentador Danilo Gentili se ateve em comentar exaustivamente a foto divulgada na rede Instagram da também apresentadora Sônia Abrão, num discreto maiô preto. "Eu estou podendo", teria dito a jornalista de 53 anos de idade, que apresenta o 'A Tarde É Sua' (Rede TV).

Até aí, interessante ou não, notícia do momento. E para virar notícia, cada um luta com as armas que tem mais bala! Mas logo em seguida, ainda sobre o mesmo tema, Gentili soltou inadvertidamente: "Eu comeria!". E ainda acrescentou: "alguém mais comeria ou só eu que estou louco?!".

Quando o assunto já parecia, e deveria, estar esgotado, ainda havia um link com uma enquete nas ruas para saber quem 'pegaria' a jornalista. Mostrava-se a famigerada foto de 'Sônia Podendo' e os transeuntes tinham que dizer se pegavam ou não. Antes do cidadão responder ao repórter, Danilo perguntava à plateia se a resposta seria sim ou não.

Numa das abordagens, um rapaz titubeou na resposta. Gentili perguntou: "Vocês acham que ele pegaria?". Uma adolescente gritou eufórica: "Não, ele é viado!". Muitos risos. Quando voltou para o rapaz, que afirmou que não pegaria, o apresentador pediu aplausos para a garota esperta que acertara, embora de uma forma nada civilizada, sobre a sexualidade do moço. "Que deselegante!", com certeza afirmaria uma colega jornalista se estivesse assistindo.

Mudando de 'pau pra cavaco', o apresentador chamou a entrevistada da noite. Bruna Ferraz, 'a rainha do pornô'. Bruna contou, a quem interessar pudesse, que começou a fazer sucesso como stripper na webcam. Antes disso, teria trabalhado no tal 'teste de fidelidade', um dos quadros mais conhecidos de um antigo programa de João Kleber (Rede TV).

"Era armado ou não era aquele 'teste de fidelidade'?", perguntou enfaticamente Danilo Gentili. A moça hesitou. Respirou fundo e, como se estivesse contando algo surpreendente e de um valor extremo, finalmente confessou: "era". "Graças a Deus", declarou o apresentador. "Até que enfim alguém confirma que aquilo era armação!". Será que alguém ainda estaria preocupado com isso?!

E a entrevista, muito enriquecedora, seguiu firme. "Quantos filmes pornôs você já fez?", indagou Danilo. "33... a idade de Cristo", respondeu Bruna com um leve ar de ironia. 'Quem você escolheu para fazer o primeiro filme com você?". "Ah, eu quis logo o Kid Bengala!". Mesmo não sabendo exatamente de quem se trata, dá para imaginar o tipo pela criatividade do nome artístico da pessoa.

"A indústria pornô brasileira está em crise", alertou a atriz. Deviam avisá-la que a educação brasileira está em crise há muito mais tempo e ninguém tem feito muita coisa. De repente, está certa ela: não duvido que seja mais fácil a 'politicagem' preferir salvar a indústria pornô do que tentar recuperar os atuais improfícuos caminhos da formação cultural básica do povo.

Mas ainda teve mais assunto. Ou falta de. "Quanto tempo você demora para decorar os roteiros dos teus filmes?", quis saber Gentili. "Nenhum... não tem roteiro!", respondeu Bruna prontamente. "Algum ator já brochou com você?". "Ao contrário!", vangloriou-se a 'rainha do pornô'. "Alguns até perderam a cena" (chegaram ao orgasmo antes da hora).


*Natural de Porto Alegre, formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Veio para São Paulo e ingressou na Escola de Arte Dramática (USP), formando-se ator. Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Fez algumas colaborações para a Ilustrada e, sempre a convite, assinou a coluna Antena, da "Contigo". Nesse meio tempo, fez crítica de teatro para o "Jornal da Tarde" e na rádio Eldorado AM. Mais recentemente foi colunista da Folha.com, comentando o BBB11. Atualmente, além de atuar, cursa Filosofia.

Enquete

Carregando enquete...
Computando seu voto...
Carregando resultado
  • 5779
  • simples
  • false
Publicidade

Emprego Certo

Procurar por emprego