Busca BOL

Sábado, 25 de outubro de 2014

BOL Notícias

Premiê espanhol anuncia novas medidas de ajuste para cortar gastos

DA FRANCE PRESSE

O chefe de governo da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou nesta quarta-feira novas medidas de ajuste destinadas a reativar a economia do país, que incluem uma reforma da administração e um aumento do IVA.

O novo pacote de medidas de ajuste exigido por Bruxelas representa, incluindo novos cortes e arrecadação, 65 bilhões de euros até o fim de 2014, segundo Rajoy.

As novas medidas de economia, ao lado da arrecadação, incluindo o aumento do IVA de 18% a 21%, representam "uma quantia de 65 bilhões de euros nos próximos dois anos e meio", disse Rajoy aos deputados do país.

Depois de ter aprovado um orçamento austero para 2012, a Espanha deve intensificar os esforços e terá que aplicar "medidas adicionais", destacou Rajoy aos deputados, depois que o governo obteve de Bruxelas uma suavização da meta de redução do déficit.

A principal medida será o aumento do imposto IVA, que passará de 18% a 21%. A medida era rejeitada pelo governo, mas foi exigida pela Comissão Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

O IVA reduzido para alguns produtos subirá de 8% a 10%, informou o chefe de Governo, mas o imposto permanecerá em 4% para produtos de primeira necessidade, que incluem alimentos básicos.

Rajoy também anunciou uma reforma da administração que deve permitir uma economia de 3,5 bilhões de euros.

A reforma prevê a redução do número de empresas públicas e uma diminuição de 30% do número de vereadores.

Enquete

Carregando enquete...
Computando seu voto...
Carregando resultado
  • 5779
  • simples
  • false
Publicidade

Emprego Certo

Procurar por emprego