Busca BOL

Quarta-feira, 30 de julho de 2014

BOL Notícias

Pesquisa relaciona uso excessivo de celular ao vício em compras


Do UOL, em São Paulo

Um estudo recente indica que o impulso associado ao vício em telefones celulares pode ser bastante parecido com aquele dos viciados em compras. O levantamento feito por pesquisadores da Baylor University e Stillman School of Business, nos Estados Unidos, relacionou o “abuso” da tecnologia a características como materialismo e impulsividade – muito comuns entre quem compra demais.

Viciados em smartphone incomodam muita gente

As informações foram divulgadas no “Journal of Behavioral Addictions” (jornal de vícios comportamentais, em tradução livre).

“Da mesma forma que muitos consumidores usam as compras para lidar com estresse, ansiedade e baixa autoestima, telefones celulares e outros vícios em tecnologia são tentativas similares de lidar [com esses problemas”, diz a pesquisa que entrevistou 191 estudantes.

“Os celulares têm um papel vital na vida de jovens adultos. O acesso a novas tecnologias, que têm a vantagem da portabilidade e cada vez mais funcionalidades, torna muito provável o uso excessivo desses dispositivos”, diz o texto.

A pesquisa define o materialismo como um valor importante de consumo, que impacta as decisões na hora da compra. Diz ainda que a posse dos telefones celulares vai além dos aspectos funcionais do produto, servindo também como uma fonte de status para seus usuários.

Publicidade

Emprego Certo

Procurar por emprego