R. Augusto diz que lesão foi mais séria que parecia e completa 9 semanas fora

Do UOL, em São Paulo*

Renato Augusto
Renato Augusto

Renato Augusto vai completar, no próximo domingo, nove semanas afastado dos gramados, três a mais que o tempo previsto de recuperação e ainda sem data exata para voltar. Segundo o meia, a lesão muscular na coxa direita foi um pouco mais complicada do que parecia, o que atrasou sua saída do estaleiro.

"Foi uma lesão um pouquinho mais complicada do que imaginávamos no início, então complicou um pouco a parte da reabilitação, mas no fim da parte de fisioterapia, vou voltar a treinar e quando tiver o aval vou estar no campo", disse Renato Augusto ao UOL Esporte na última quinta, durante uma ação da Adidas, sua patrocinador, no shopping Morumbi.

RENATO AUGUSTO FALA SOBRE LESÃO E QUEDA CONTRA O BOCA; ASSISTA

Renato machucou a coxa direita no dia 24 de março, durante o jogo contra o Guarani, pelo Campeonato Paulista. Dois dias depois, o departamento médico do Corinthians disse ter detectado uma lesão muscular de grau 2 que, provavelmente, tiraria o meia de combate por até seis semanas.

Em um primeiro momento, os médicos pareceram otimistas e chegaram a cogitar que ele voltasse a tempo de encarar a eliminatória contra o Boca, pela Libertadores. Só que as coisas não saíram como o planejado. Até agora, Renato sequer iniciou qualquer trabalho com bola ao lado dos companheiros.

Suas únicas idas ao gramado foram uma opção da equipe médica, que gosta de mudar a dinâmica do trabalho de reforço muscular que ele poderia fazer na parte interna do CT Joaquim Grava. Hoje, ele prefere não traçar uma nova possível data para o retorno.

"A gente vem conversando, não adianta voltar e não voltar 100%, não voltar seguro. Aí, em vez de ajudar vou atrapalhar. Então, a gente não tem trabalhado no tempo e sim na qualidade, para poder voltar e não ter mais lesão nenhuma, já que temos uma temporada muito longa", disse Renato Augusto.

A demora na recuperação ressuscita alguns fantasmas antigos. Nos últimos três anos e meio que passou no Bayer Leverkusen, Renato Augusto teve seis lesões e apenas uma temporada sem passagens pelo departamento médico.

Na temporada 2009/2010, foram só 17 jogos e duas lesões mais graves, com uma cirurgia no joelho esquerdo e um estiramento na coxa esquerda. No ano seguinte, ele voltou à forma normal, com 35 partidas disputadas, mas perdeu algum tempo no estaleiro com uma lesão no joelho esquerdo.

Em 2011/2012, Renato chegou a ficar alguns meses fora quando passou por uma artroscopia no joelho esquerdo, e perdeu o fim da temporada com outro problema muscular na coxa esquerda. No segundo semestre do ano passado, primeira parte da temporada europeia, ele ainda teve outra lesão muscular na coxa esquerda antes de acertar sua saída para o Corinthians.

*Reportagem de Evandro Lopes


Últimas notícias Ver mais notícias