Golpe oferece WhatsApp no computador, mas rouba dados bancários do usuário

Do UOL, em São Paulo

Um novo golpe enviado por e-mail promete o download de uma versão do aplicativo WhatsApp, específico para plataformas móveis, para computador. A mensagem eletrônica é falsa e pode instalar um programa mal-intencionado na máquina que rouba dados bancários do usuário. O golpe foi descoberto nesta sexta-feira (10) pela empresa de segurança Eset.

A mensagem conta com um botão que levará o usuário a baixar o programa malicioso. Ao clicar sobre ele e dando um ok, a pessoa baixará um código executável chamado "Win32/TrojanDownloader.Banload".

  • Eset

    Golpe enviado por e-mail promete WhatsApp no PC; programa falso rouba dados do usuário

Segundo a Eset, este software é capaz de roubar informações pessoais, especificamente relacionadas a dados bancários. A empresa de segurança avalia que centenas de pessoas foram infectadas com o programa malicioso.

Raphael Castro, coordenador de pesquisa da Eset, aconselha que os usuários tomem cuidado com ofertas mirabolantes enviadas por e-mail. "Se a proposta é muito boa, pouco usual ou duvidosa, é conveniente desconfiar antes de clicar e verificar se a informação é verídica", disse.

O aplicativo de mensagens WhatsApp é desenvolvido apenas para dispositivos móveis. Ele está disponível para iOS, Android, BlackBerry, Nokia Symbian e Windows Phone.


Últimas notícias Ver mais notícias