12 boatos da internet em que você pode já ter acreditado

do BOL

Todo internauta já se deparou com alguns deles e, provavelmente, já acreditou em um ou outro. De tão bem elaborados, os boatos na rede ganham as páginas e são viralizados por comentários, curtidas e compartilhamentos. De milagres da ciência a revoluções sociais, abarcam uma infinidade de temas. Confira agora 12 boatos que você provavelmente viu na internet e poderia ter acreditado facilmente.
 

Creative Commons/Flickr/Andreas Levers
Creative Commons/Flickr/Andreas Levers

1

Vinagre engana bafômetro

Desde 2008, o boato surgiu junto com a Lei Seca para o trânsito: o vinagre seria capaz de burlar o teste do bafômetro, bem na onda do "jeitinho brasileiro". Para fazer a mágica, apenas seria necessário beber um pouco do líquido antes de soprar. É mentira porque o medidor leva em conta o ar soprado. Não apenas o hálito. Nem tente!
Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

2

Celular que estoura milho e faz pipoca

Mais de dez milhões de visualizações no YouTube em um vídeo que mostra celulares estourando milhos para fazer pipoca. O dia 29 de maio de 2008 inovou na maneira de produzir aquela sessão de cinema! Mas é tudo mentira. Claro que vários usuários da internet tentaram reproduzir a façanha, sem sucesso algum. Em uma entrevista a uma revista norte-americana, o físico e professor da Universidade de Virgínia Louis Bloomfield confirmou a impossibilidade da façanha. É truque!
Creative Commons/Flickr/grendelkhan
Creative Commons/Flickr/grendelkhan

3

Ácido em janela de carro

Antigo, este boato diz que flanelinhas estariam jogando ácido na janela de carros para realizar assaltos ou que motoristas chegaram a ser atingidos por se negarem a dar esmola em semáforos. Basta observar que colocaria em risco também quem praticasse o ato criminoso, pois ácidos são muito perigosos. Em cidades pequenas, a imprensa chegou a checar informações nas polícias e em hospitais e não encontrou nada.
Creative Commons/Flickr/Carissa Rogers
Creative Commons/Flickr/Carissa Rogers

4

Vírus do ursinho

Voltado ao mundo digital, este aqui pode ter causado algum prejuízo (ainda que pequeno) para quem acreditou. Em 2002, começou a circular na rede uma história que dizia que o ursinho cinza seria um vírus e deveria ser apagado. Ele era, na verdade, um arquivo do próprio Windows. E não era dos mais importantes.
Creative Commons/Flickr/Thos Ballantyne
Creative Commons/Flickr/Thos Ballantyne

5

Orkut/MSN/Facebook será pago

Sempre comuns na rede desde os primórdios, as correntes de "vai ser pago a partir de tal data" invadem os aplicativos e as redes sociais do momento. Mas claro: envie esta mensagem para três milhões de pessoas e você terá a gratuidade!
Reprodução/Movie Pilot
Reprodução/Movie Pilot

6

Mensagem sexual subliminar em "Toy Story"

"Toy Story" foi um sucesso e, por isso mesmo, ficou passível a mentiras por parte do público. Internautas revoltados compartilharam uma imagem que seria uma mensagem subliminar sexual destinada aos pequenos. Mas é tudo boato! É montagem.
Reprodução/UOL Notícias/EFE/Claudio Peri
Reprodução/UOL Notícias/EFE/Claudio Peri

7

Papa diz que Adão e Eva não são reais

Informações na internet dão conta de que o Papa Francisco teria afirmado em um Terceiro Concílio do Vaticano, em 2013, que Adão e Eva não são reais e que não há fogo no inferno. Nunca houve um Terceiro Concílio. É mito.
Reprodução/UOL Entretenimento/AFP PHOTO /Frederic J
Reprodução/UOL Entretenimento/AFP PHOTO /Frederic J

8

Hello Kitty é um ser humano

Outra mentira. O boato diz que a gata seria, na verdade, um ser humano. Rapidamente, ganhou proporções grandes na rede após a publicação por um jornal norte-americano. Foi negado pela Sanrio, empresa que detém os direitos de Hello Kitty.
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

9

Amazônia internacional

Com repercussão internacional, o boato da internacionalização da Amazônia foi mais um daqueles bem inventados. Afinal, todo mundo acredita que os EUA a querem. E, com base nele, surgiu um livro didático - falso - de escolas norte-americanas que teriam a região como área internacional.
Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

10

Se você der like...

O Facebook doará X reais para tal causa. Mentira. O Facebook não faz doações a partir de curtidas ou compartilhamentos. E são inúmeros casos desse, diariamente.
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

11

Os símbolos de assalto

Este boato dá conta de que ladrões marcariam a casa das pessoas com adesivos que significariam coisas como "saiu", "criança sozinha o dia todo", "casa vazia durante o dia", etc. Acontece que o texto é assinado pela Secretaria de Segurança Pública, que nunca emitiu tal alerta.
Reprodução/Sensacionalista
Reprodução/Sensacionalista

12

Facebookson, o bebê

Uma falsa notícia publicada em um site de humor foi tomada como verdade: uma criança paulistana teria sido batizada de Facebook. Na verdade, tudo foi uma brincadeira, e o nome nunca foi registrado.
Fonte: ${list.fonte_lista}