Ambientes nostálgicos dos anos 90 e 2000 animam a galera na web

Do BOL, em São Paulo

  • Rodrigo Guerra/UOL Jogos

    O número de fliperamas diminuiu muito nos últimos anos

    O número de fliperamas diminuiu muito nos últimos anos

Um usuário do Twitter inflamou os corações de milhares de internautas ao relembrar "ambientes nostálgicos", como locadoras de vídeo e LAN house. 

Veja também:

No tuíte (confira abaixo), que teve mais de 22 mil curtidas, a galera relembrou "como eram bons aqueles tempos" (e, convenhamos, os anos 90 e 2000 nem estão tão distantes assim...).

Aproveitamos para relembrar ambientes que faziam sucesso nessa época e que deixaram saudades, seja porque foram extintos ou porque estão cada vez mais difíceis de encontrar.

Que tempo bom!

Videolocadora

A molecada que cresceu com plataformas como YouTube, Netflix e uma infinidade de sites para baixar vídeos e séries, talvez não consiga nem imaginar, mas houve uma época em que as pessoas iam até um comércio para alugar filmes, sobretudo em fitas VHS, uma tecnologia que hoje em dia virou "peça de museu"
Reprodução / YouTube
Reprodução / YouTube

Locadora de videogame

Nos anos 90, várias locadoras de vídeo incorporaram áreas específicas para a locação de jogos de videogame em suas lojas, como Mega Drive e Super Nintendo. A partir de 1995, o lançamento do PlayStation exigiu das locadoras uma nova modalidade de comércio. Como o console era muito caro, o adolescente que não tinha dinheiro para comprar um "Play" recorria às locadoras, que passaram a alugar os próprios videogames (mais especificamente, "alugavam" as horas jogadas, já que era preciso jogar dentro do estabelecimento). É possível dizer que essas locadoras deram origem ao nosso próximo item, a "LAN house"!

LAN house

As chamadas LAN houses (ou "casas-de-rede") hoje em dia estão quase extintas, mas fizeram muito sucesso no início dos anos 2000. Basicamente, eram comércios onde usuários pagavam para acessar um computador com internet. Tinha quem ia pra trocar ideia no bate-papo do BOL, ou mandar um "testimonial" para algum amigo no Orkut, e uma legião de fãs do game "Counter Strike", que varavam as noites fazendo o popular "corujão" (um turno completo durante a madrugada, com preços promocionais)

Fliperamas

"Vovós" das LAN house e locadoras, as casas de fliperama eram o ponto de encontro dos "gamers" de gerações passadas. Nos anos 80 a moda era o game "Pinball". Já nos anos 90 o pessoal curtia mais os jogos de luta, como "Street Fighter", "Mortal Kombat" e "The King of Fighters"

Playcenter

Inaugurado nos anos 70, o Playcenter deixou saudades na galera de São Paulo quando encerrou as atividades em 2012. Brinquedos radicais como Turbo Drop e Evolution, além das divertidas "Noites do Terror" ficaram pra sempre na memória de quem passou pelo parque
Reprodução / boltlalpan.com
Reprodução / boltlalpan.com

Laser shots

No fim dos anos 90, os laser shots ficaram bastante populares e eram diversão garantida em vários shoppings. Tratava-se de uma brincadeira que simulava um tiroteio com armas de brinquedo do tipo laser. Hoje em dia, a brincadeira está mais restrita a alguns buffets de festa infantil