Dieta Low Carb: 15 dicas de alimentos indicados para perder peso com saúde

Colaboração para o BOL

Com a proximidade do verão, um dos assuntos mais procurados são as dietas e uma em especial chama a atenção por ser a 'queridinha' de celebridades como Gisele Bündchen e Jennifer Lopez: a low carb, um programa alimentar com baixo índice glicêmico. Mas quais são os alimentos que ajudam a secar as gordurinhas? Separamos os melhores, com algumas dicas para você perder uns quilinhos extras com saúde. 


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Dia a dia

Em uma dieta alimentar convencional, o consumo de carboidratos fica entre 50 a 60% do total de nutrientes ingeridos diariamente. Já na low carb, a ingestão diária de carboidratos oscila entre 15 e 20%
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Indicação

Independentemente do estilo de vida, qualquer pessoa pode aderir a esse tipo de dieta, pois não há contraindicações. Mas não se esqueça de consultar um nutricionista para adequar o plano alimentar de acordo com suas necessidades e objetivos
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Prato Verde

Coloque muitas folhas na sua alimentação, pois elas possuem um índice baixo de carboidratos e alto em vitaminas essenciais ao organismo
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Morango

Rica em vitamina C, potássio e magnésio, a fruta é um eficaz antioxidante, ou seja, protege da oxidação uma série de moléculas no organismo. Outras frutas vermelhas também devem fazer parte do cardápio
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Abacate

Ajuda a combater o colesterol e melhorar a saúde cardiovascular, entre outros benefícios. Pode incluir essa fruta low carb na dieta, mas com moderação, pois é uma das mais calóricas
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Oleoginosas

Castanhas, nozes, avelã, amendôa e amendoim são ricas em gorduras insaturadas (gorduras boas), proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e de minerais como ferro, cobre e selênio, zinco, potássio e manganês. Protegem o sistema cardiovascular e são ricas em antioxidantes. No entanto, são bastante calóricas, por isso, é preciso um consumo moderado
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Carnes Magras

Optar por carnes, como o frango e o peixe, é uma ótima escolha para quem deseja emagrecer seguindo uma dieta low carb
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Coco

Além do baixo carboidrato, a polpa do coco é rica em nutrientes, fibras e contém gorduras boas e sais minerais
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Berinjela

A berinjela é rica em vitamina A e fibras que colaboram para o bom funcionamento do intestino
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Ovos

O ovo é um alimento completo. Rico em proteínas, também é fonte importante de aminoácidos, vitaminas A e B, além de possuir função antioxidante. Os ovos também contêm sais minerais como ferro, zinco, fósforo, potássio, manganês e selênio, ajudando a manter uma boa saúde dos olhos, da pele e dos ossos
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Azeite de oliva

Gordura boa com inúmeros benefícios, contribui para o controle do colesterol e favorece a saúde cardiovascular. Também auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis da dieta (A,D,E,K), além de ser fonte de antioxidantes e ter ação anti-inflamatória
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Cebolas

As cebolas são conhecidas pelo seu baixo nível de carboidratos e devem estar presentes no cardápio low carb. Elas podem ser utilizadas cruas ou como condimento no preparo de outros alimentos
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Tenha limites

Respeite o plano alimentar prescrito pelo nutricionista e não extrapole nos alimentos, ainda que eles sejam liberados
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Atividade física

Mexa-se! Pode ser uma caminhada leve ou exercícios mais pesados. Desta forma, o organismo acelera sua digestão e o seu funcionamento
Tudo Gostoso/Divulgação
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Receita

Prepare seus alimentos sempre que possível. Que tal um bolinho de caneca low carb bem fácil de fazer? Primeiro, unte uma caneca. Num potinho, misture uma colher de sopa de farinha de coco, um ovo, uma colher de chá de farelo de aveia, uma banana amassada e uma pitada de fermento. Misture e coloque todos os ingredientes na caneca, salpique com canela ou cacau e deixe no micro-ondas por um minuto. Bom apetite!