Conheça 5 importantes santuários dedicados a Nossa Senhora no Brasil

Bruno Favoretto
do BOL, em São Paulo

  • Reprodução/Wikipedia

    A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é o maior santuário mariano do Brasil e o 2º maior do mundo

    A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é o maior santuário mariano do Brasil e o 2º maior do mundo

No livro "Nossas Senhoras do Brasil", a jornalista e escritora Alexandra Gonsalez elenca as principais igrejas marianas do Brasil, ou seja, os santuários dedicados à devoção de representações de Maria, mãe de Jesus Cristo. 

O livro será lançado em 21 de setembro, às 11h, no Museu de Arte Sacra de São Paulo (SP), e celebra os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo, região onde foi fundada a cidade de Aparecida.

Publicada pela editora Pólen Livros, a obra reúne as principais igrejas dedicadas a Maria nas capitais brasileiras e arredores, além das histórias e orações de 33 representações da mãe de Jesus Cristo.

Confira a seguir 5 importantes santuários de Nossa Senhora retratados pela escritora Alexandra Gonsalez.

Eduardo Saraiva/A2IMG
Eduardo Saraiva/A2IMG

1

Basílica de Aparecida (SP)

O principal santuário mariano brasileiro é a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP), dedicado à imagem da santa que apareceu no Rio Paraíba do Sul, em outubro de 1717. É o segundo maior santuário mariano do mundo, perdendo apenas para o santuário de São Pedro, no Vaticano. A basílica abriga mais de 40 mil pessoas em seu interior, e as celebrações na área externa reúnem até 300 mil fiéis. Cerca de 12 milhões de peregrinos do Brasil inteiro visitam o santuário de Aparecida anualmente.
Divulgação / Luiz Vogel
Divulgação / Luiz Vogel

2

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré (PA)

Em sua obra "Nossas Senhoras do Brasil", a jornalista e escritora Alexandra Gonsalez destaca que a basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, no Pará, é outro dos principais santuários marianos do Brasil. O Cirio de Nazaré, inclusive, é uma das maiores manifestações católicas do mundo: 2 milhões de fiéis acompanham a romaria em homenagem à santa em Belém a cada ano. Nossa Senhora de Nazaré é uma das representações de Maria, a mãe de Jesus. No Brasil, a devoção pela santa começou em 1630, quando um pescador achou sua imagem em Saquarema, no Rio de Janeiro. Por duas noites seguidas, a imagem sumiu da casa do pescador e reapareceu no morro onde havia sido encontrada.
Divulgação / Neto Lucena
Divulgação / Neto Lucena

3

Catedral de Nossa Senhora de Nazaré (AC)

Outra igreja dedicada a Nossa Senhora de Nazaré é a catedral que leva seu nome em Rio Branco, capital do Acre. A Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, no Acre, é um dos maiores santuários marianos da região norte do país. A devoção pela santa teve origem em Portugal e se espalhou no Brasil após um pescador encontrar uma imagem dela em um rio, em Saquarema (RJ). No Brasil, a devoção a essa santa é mais difundida em Estados da região Norte, como Pará e Acre.
Divulgação / Henrique Caetano
Divulgação / Henrique Caetano

4

Santuário Nossa Senhora da Piedade (MG)

Na cidade de Caeté, em Minas Gerais, há o santuário de Nossa Senhora da Piedade, também conhecida como "Mãe das Dores". Nossa Senhora da Piedade é uma das representações mais icônicas de Maria, mãe de Jesus, pelo fato de a imagem retratar um momento marcante e de dor, quando Maria recebe o filho morto em seus braços logo após ser retirado da cruz. Nossa Senhora da Piedade virou padroeira de Minas Gerais em julho de 1960, após decreto do papa João 23.
Divulgação
Divulgação

5

Santuário do Movimento Apostólico de Schoenstatt (SP)

Em Atibaia, a 50 km da cidade de São Paulo, há o santuário do Movimento Apostólico de Schoenstatt, movimento mariano fundado em 1914, na Alemanha. O santuário de Atibaia é um dos 23 dessa corrente presentes no Brasil. Na corrente de Schoenstatt, Maria é representada por Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Trata-se de uma representação da mãe de Jesus Cristo e que é tida como grande educadora dos princípios cristãos. A igreja Schoenstatt de Atibaia atrai uma romaria com cerca de 5 mil pessoas