! Prédio de antigo colégio deve dar lugar a museu na Liberdade - BOL Notícias

Brasil Online

Busca
Quarta-feira, 16 de JANEIRO de 2019

15/01/2008 - 00h05

Prédio de antigo colégio deve dar lugar a museu na Liberdade

Um moderno museu construído a partir das ruínas de uma escola de 1912. O antigo colégio Campos Salles, na Liberdade (região central de São Paul), projetado pelo arquiteto italiano Giovanni Battista Bianchi (1885-1942), será restaurado para sediar o Museu Manabu Mabe, previsto para ser inaugurado até junho do próximo ano.

A edificação sofreu um grave incêndio em 1992 e já serviu até de abrigo para um grupo de moradores sem-teto. "Tudo estava muito deteriorado. Fizemos uma limpeza seletiva, recuperamos muitos elementos. O material calcinado serviu de base", diz o arquiteto responsável pela restauração, Antonio Sarasá. "Realizamos uma leitura do prédio para que ele fique o mais próximo possível do que era originalmente."

O museu deve contar com um acervo bastante representativo da arte produzida pelos imigrantes japoneses e seus descendentes, mas não será exclusivamente dedicado a eles.

"Seria incoerente fazer um museu apenas com obras de nipo-brasileiros", diz Yugo Mabe, filho caçula do pintor. "Meu pai sempre falava que aprendeu muita coisa com os artistas brasileiros." Yugo Mabe afirma que o governo deve liberar R$ 10 milhões para a construção do museu, através da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.

Amparados pela lei, a Cesp e os bancos ABC Brasil, Nossa Caixa e o sul-africano Standard Bank devem repassar recursos para a restauração do casarão e instalação do museu --que terá salas para exposições temporárias, oficinas de arte, biblioteca e auditório.

"Será um espaço bastante dinâmico", diz Yugo, que doará todo o acervo de livros de arte do pai para a biblioteca do museu. Há também a possibilidade de que o museu conte com um jardim de esculturas (algumas do próprio Mabe). Mas a definição do projeto final, afirma Yugo, "vai depender do espaço disponível".

Acervo

Confira alguns artistas que devem compor o acervo do novo museu:

Manabu Mabe - Udo, Japão (1924-1997)

Em 1934, chegou a Lins (SP) para trabalhar nas lavouras de café. Adaptou um ateliê para pintar naturezas mortas e paisagens. Foi premiado na segunda Bienal Internacional de São Paulo e ganhou exposições em Paris, entre outras cidades.

Tomoo Handa - Utsunomiya, Japão (1906-1996)

Fundou com outros artistas o Grupo Seibi. Foi um dos principais realizadores do 1º Salão de Arte da Colônia Japonesa em São Paulo, em 1952.

Tadashi Kaminagai - Hiroshima, Japão (1899-1982)

Chegou ao Rio de Janeiro em 1940, com uma carta de recomendação endereçada a Candido Portinari. Atuou como professor de diversos artistas brasileiros e nipobrasileiros, como Flávio Shiró e Tikashi Fukushima.

Yoshiya Takaoka - Tóquio, Japão (1909-1978)

O imigrante que trabalhou em lavouras de Cafelândia ganhou destaque em vários eventos, como o 4º Salão do Núcleo Bernadelli, o 44º Salão Nacional de Belas Artes, a 1ª exposição de Auto-Retratos e a Bienal Internacional de São Paulo.

Flávio Shiró - Sapporo, Japão (1928)

Chegou no Brasil em 1932 e se instalou na comunidade japonesa em Tomé-Açu, no Pará. Participou da mostra dos 19 Pintores.

Tomie Ohtake - Kioto, Japão (1913)

Começou a pintar aos 40 anos. Realizou obras públicas como a escultura comemorativa dos 80 anos da imigração e painéis para o Memorial da América Latina.

Jorge Mori - São Paulo, Brasil (1932)

Sua primeira exposição individual aconteceu em 1947, aos 14 anos de idade. Participou do Grupo Guanabara entre 1950 e 1952 e estudou algumas técnicas de pintura, como mosaico e afresco.

Tikashi Fukushima - Fukushima, Japão (1920-2001)

Premiado na 13ª Bienal Internacional de São Paulo. Suas obras foram expostas no National Museum of Art (Museu Nacional de Arte) em Osaka, no Japão.

Kazuo Wakabayashi - Kobe, Japão (1931)

Foi membro do júri do 10º Salão do Grupo Seibi de Artistas Plásticos, onde ganhou medalha de ouro. Recebeu o Prêmio na Aquisição do Itamarati da Bienal Internacional de São Paulo.

Enquete

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: