! Municípios gaúchos decretam calamidade devido a ciclone - BOL Notícias

Brasil Online

Busca
Sábado, 18 de NOVEMBRO de 2017

05/05/2008 - 18h38

Municípios gaúchos decretam calamidade devido a ciclone

Os municípios gaúchos de Tramandaí e Manpituba e Riozinho decretaram calamidade pública nesta segunda-feira devido aos estragos causados pelo ciclone extratropical que passa pela região Sul do país.

O número de desalojados, no entanto, diminuiu de 3.500 para 3.000, segundo o último balanço da Defesa Civil divulgado na tarde de hoje. Os números a Região Metropolitana de Porto Alegre e o litoral norte, que são os locais onde a situação foi mais grave. Ao todo, foram afetadas 200 mil pessoas.

Os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Alvorada, Caará, Três Forquilhas e Itati decretaram estado de emergência.

Em Santa Catarina, mais dois municípios decretaram estado de emergência devido aos estragos causados pela passagem de um ciclone extratropical pelo Estado, que atingiu 33 cidades. Agora estão em emergência Garopaba, Paulo Lopes, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Sombrio e Timbé do Sul.

Segundo a Defesa Civil do Estado, poucas prefeituras encaminharam a avaliação dos danos, por isso não há balanço final sobre números de desabrigados, desalojados, danos e prejuízos em Santa Catarina. Até agora, o número total de desabrigados e desalojados é de 1.600 nos municípios de Araranguá, Sombrio, Meleiro, Ermo, Jacinto Machado e Morro Grande.

No município de Praia Grande, a chuva danificou estradas e pontes, por isso ainda há famílias ilhadas. O governo federal disponibilizou mil cestas básicas, mas como a BR-101 permanece interditada, a Defesa Civil ainda estuda como transportar os alimentos.

Previsão

O ciclone ainda atua nesta segunda-feira an região Sul, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). De acordo com o instituto, o ciclone se deslocará lentamente para na direção sudeste do Estado do Rio Grande do Sul e deverá atuar no leste e sul do Estado. Com isso, o céu deverá permanecer nublado e sujeito à chuvas e ventos entre moderados e fortes, que podem, em alguns momentos, ultrapassar 60 km por hora.

Enquete

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: