Brasil Online

Busca
Quarta-feira, 16 de JANEIRO de 2019

19/02/2009 - 11h51

Bento XVI recebe premiê britânico

(Atualiza com comunicado do Vaticano sobre a visita e declarações do porta-voz da Santa Sé) Cidade do Vaticano, 19 fev (EFE).- O papa Bento XVI recebeu hoje em audiência no Vaticano o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, com quem analisou a atual crise econômica mundial e as iniciativas a favor dos países menos desenvolvidos, assim como a situação no Oriente Médio, informou hoje a Santa Sé.

Bento XVI e Brown falaram a sós durante meia hora, o mesmo tempo que durou a reunião que o político britânico manteve com o secretário de Estado vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, e o secretário para Relações com os Estados, o arcebispo Dominique Mamberti, disse o porta-voz vaticano, Federico Lombardi.

"Os cordiais colóquios permitiram analisar a atual crise econômica mundial e o dever de prosseguir com as iniciativas a favor dos países menos desenvolvidos e de favorecer a colaboração sobre projetos de promoção humana e respeito ao ambiente e desenvolvimento sustentável", afirmou o Vaticano, em comunicado.

O papa e o primeiro-ministro do Reino Unido concordaram na necessidade de um "renovado compromisso" da comunidade internacional para resolver os conflitos existentes no mundo, "especialmente no Oriente Médio".

Por ter sido uma audiência privada, não houve discursos públicos nem a Guarda Suíça prestou honras.

Brown, que chegou ao Vaticano acompanhado da esposa e de uma reduzida delegação, convidou, segundo fontes britânicas, o papa a visitar o Reino Unido, a que o pontífice agradeceu.

A visita ocorreu um dia depois que o jornal vaticano "L'Osservatore Romano" publicou um artigo de Brown no qual este analisava a crise econômica atual e destacava a necessidade de tomar medidas de urgência para combatê-la, assim como outras para acabar com a pobreza no mundo.

Enquete

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: