Brasil Online

Busca
Sexta-feira, 19 de JULHO de 2019

Imprimir

28/09/2009 - 12h53

Polícia detém três homens com 459 pássaros dentro de veículo em Formosa (GO)

Três homens foram detidos transportando 459 canários-da-terra escondidos na cabine de um veículo em Formosa (GO), na noite de sábado (26). A ação foi realizada em conjunto pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Em um compartimento falso do carro estavam escondidos os pássaros, que estavam acondicionados em 15 caixas de 31 x 45 cm. Cada caixa continha cerca de 30 pássaros.

Os dois brasileiros e o português com dupla nacionalidade foram abordados pela polícia. Um deles já havia sido flagrado pela Polícia Federal com 234 canários-da-terra em Manaus, dois anos atrás.

De acordo com a PRF, os suspeitos contaram que a caminhonete foi adaptada para transportar periquitos e que os canários-da-terra vinham do Peru e seriam vendidos em Feira de Santana (BA) e Recife (PE).

Os fiscais do Ibama aplicaram duas multas, totalizando R$ 4,131 milhões por maus-tratos e captura de animal silvestre.

Os pássaros apreendidos foram levados para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do Ibama.

Os detidos prestaram depoimentos na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal e, apesar dos antecedentes, foram liberados. A lei prevê detenção de 6 meses a um ano, mas, se a pessoa se compromete a comparecer em juízo e não é presa.

Enquete

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: