Busca BOL

Sábado, 18 de novembro de 2017

BOL Notícias

Arcos da Lapa são 'redescobertos' em restauração no Rio

ITALO NOGUEIRA
DO RIO

Os arcos da Lapa, no centro do Rio, nasceram como aqueduto, mas passaram a sustentar a passagem de bondes. Tornados ponto turístico, sofreram com a depredação. Mas somente após 261 anos descobriu-se de que é feita a construção.

Veja imagens dos arcos da Lapa antes e depois da reforma

A primeira etapa da restauração, concluída ontem, fez a análise estrutural e a recomposição da alvenaria e da pintura original. Foi feito também o primeiro cadastro arquitetônico dos arcos, elaborando plantas em diferentes ângulos.

'Ninguém sabia qual era o material construtivo dos arcos. Olhando, parece que ele é todo regular, mas não é. É algo orgânico. Tem várias curvas pequenas. Todo esse detalhamento foi feito', disse Marcos Soares, coordenador do trabalho, executado pela empresa CEP 28. O serviço foi fiscalizado pelo Iphan.

Além do detalhamento das curvas, concluiu-se que a estrutura original é composta de pedra, areia e cal.

As manutenções feitas ao longo dos anos, porém, não respeitaram as características iniciais, e até cimento foi utilizado para recompor a obra. A restauração recuperou o formato original com argamassa de cal.

As obras levaram dez meses e custaram R$ 1,2 milhão, captados pela Lei Rouanet. No total foram usadas 12 toneladas de argamassa de cal e 4 toneladas de cal.

O Carnaval, porém, mostrou que o trabalho não termina. Durante a passagem de blocos, foliões voltaram a urinar no monumento e a pichá-lo. Para Soares, o maior desafio é a manutenção.

O primeiro nome da construção, erguida em 1750, foi Aqueduto Carioca, já que era usado para escoar água do rio homônimo para a cidade. Desde 1896, é usado como via para a passagem do bonde de Santa Teresa.

Rafael Andrade/Folhapress
Pessoas caminham junto aos Arcos da Lapa, que acabam de passar reformas no centro do Rio
Pessoas caminham junto aos Arcos da Lapa, que acabam de passar reformas no centro do Rio


Publicidade

Emprego Certo

Procurar por emprego