Busca BOL

Domingo, 25 de agosto de 2019

BOL Notícias

Piada de Danilo Gentili sobre judeus de Higienópolis causa reação

DE SÃO PAULO

 

O humorista Danilo Gentili, do programa "CQC" da TV Band, provocou polêmica nesta quinta-feira (12) após publicar um comentário em seu Twitter.

Irene Ravache defende abertura de metrô em Higienópolis
Após polêmica, Metrô não sabe onde colocar nova estação
Lula diz que moradores têm preconceito contra pobres
Internauta recua de churrasco e propõe abaixo-assinado
Promotoria vai investigar o fim da estação Angélica do metrô

Letícia Moreira-28.fev.11/Folhapress
Humorista Danilo Gentili, do "CQC" da Band
Humorista Danilo Gentili, do programa "CQC" da TV Band

Ao comentar a desistência do governo de São Paulo de fazer uma estação de metrô na avenida Angélica, na região de Higienópolis, bairro nobre do centro de São Paulo, ele fez piada com o fato da região concentrar grande número de judeus.

"Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que eles chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz", escreveu Gentili na rede social. Imediatamente, a frase foi replicada por centenas de usuários e provocou críticas. Logo depois, ele retirou a frase e se desculpou.

Reportagem da Folha de quarta-feira (11) mostrou que a mudança do metrô ocorreu após pressão de moradores, empresários e comerciantes da região.

O governo chegou a sinalizar que a estação da linha 6-Laranja deveria ser construída na praça Charles Miller, no estádio do Pacaembu, mas recuou e informou que o novo local ainda não foi definido.

  @DaniloGentili/Reprodução/Twitter  
Reprodução do Twitter do humorista Danilo Gentili, com pedido de desculpas e comentário apagado

REPERCUSSÃO

A Federação Israelita do Estado de São Paulo divulgou nota sobre a polêmica. "Pedimos que não repliquem, nem respondam a este tipo de posts, pois isso apenas ajuda na divulgação das ofensas. A equipe jurídica da Federação Israelita já está tomando as devidas medidas para que os posts sejam apagados e os envolvidos punidos pela Justiça."

Com a repercussão do comentário, Gentili apagou a mensagem e publicou um pedido de desculpas. "Minha intenção como comediante nunca foi trazer nenhum outro sentimento ao público q não fosse alegria" [sic]. "Peço perdão se falhei nesse meu objetivo com a piada q fiz essa tarde. Me coloco a disposição da comunidade Judaica para me redimir" [sic].

O Grupo Bandeirantes se manifestou sobre a polêmica em comunicado: "Apesar de a manifestação ter ocorrido no twitter, fora do programa da Band, a emissora repudia com veemência esse tipo de brincadeira de mau gosto, e se solidariza com os protestos e com a comunidade judaica."

Enquete

Carregando enquete...
Computando seu voto...
Carregando resultado
  • 5779
  • simples
  • false
Publicidade

Emprego Certo

Procurar por emprego