Busca BOL

Domingo, 25 de junho de 2017

BOL Notícias

ONG divulga fotos de tribo de índios isolados em Roraima

DE SÃO PAULO

A ONG Survival International divulgou nesta terça-feira (22) fotos aéreas de uma tribo isolada de índios yanomami, em Roraima.

Segundo a organização, as imagens mostram que próximo da comunidade existem aéreas devastadas supostamente por garimpeiros.

O coordenador da associação Hutukara, Ailton da Silva, disse à agência France Presse que as fotos foram tiradas em março pelo fotógrafo yanomami Morsamiel Iramari.

Veja galeria de imagens da tribo de índios isolados
Tribo amazônica Awá-Guajá pode desaparecer, diz ONG
Fotos mostram índios isolados no Brasil
Em 2008, grupo de índios foi fotografado pela 1ª vez no Acre

Morsaniel Iramari/Hutukara e Survival Internacional
ONG Survival International divulgou fotos aéreas de uma tribo isolada de índios Yanomami, em Roraima
ONG Survival International divulgou fotos aéreas de uma tribo isolada de índios yanomami, em Roraima


Foram precisos 10 dias de voos sobre a terra indígenas em um avião fornecido pela Funai (Fundação Nacional do Índio). Silva estima que a tribo tenha cerca de 38 pessoas.

É a terceira vez que a ONG revela fotografias de índios isolados no país. As duas divulgações anteriores --uma no começo deste ano e outra em 2008-- mostraram uma tribo do Acre, na fronteira com o Peru.

"Estas novas imagens mostram o quanto a terra indígena foi importante para proteger os yanomami de garimpeiros que devastaram a tribo nos anos 1980", diz Stephen Corry, diretor da Survival International, em comunicado.

A organização lembra que no próximo ano se comemora os 20 anos da criação da terra indígena Yanomami, que ocupar aéreas no Amazonas e Roraima.

De acordo com a entidade, a violência e a doença reduziram a população índigena do local em 20% nos últimos 7 anos.

"As condições de vida dos yanomami têm melhorado consideravelmente, mas eles sempre estão confrontados com ameaças reais", afirma Corry.

Publicidade

Emprego Certo

Procurar por emprego