! Chocolate pode ser usado para exterminar coiotes nos EUA - BOL Notícias

Brasil Online

Busca
Terça-feira, 23 de OUTUBRO de 2018

18/12/2007 - 23h38

Chocolate pode ser usado para exterminar coiotes nos EUA

Londres, 18 dez (EFE).- Cientistas do Departamento de Agricultura americano estudam a possibilidade de utilizar o chocolate como método de controle de pragas, já que uma dose considerável do produto pode ser mortal para alguns animais.

O novo uso para o chocolate é apresentado no último número da revista científica britânica "New Scientist". Ele se baseia na mistura de cafeína e teobromina, substâncias encontradas no chocolate, e que agora o Governo americano quer utilizar para controlar a população de coiotes do país.

Bastam 240 gramas de chocolate puro para matar um cão de 40 quilos. O dado anima os especialistas americanos a buscar a proporção adequada para acabar com os coiotes. Eles provocam perdas anuais de 22 milhões de libras (US$ 44 milhões) aos criadores de gado.

O efeito devastador sobre os animais é causado pela lentidão com que o seu organismo é capaz de dissolver a teobromina. Já o ser humano precisaria ingerir 50 quilos de chocolate de uma vez para que a dose fosse fatal.

"É uma vantagem desenvolver algo tão seletivo. Este é um método de controle de pragas mais responsável", disse o químico John Johnston, na publicação.

Outro alcalóide do chocolate, a cafeína, também é considerado uma substância letal para os animais. Cientistas do Havaí desenvolveram com ela um spray capaz de acabar com duas espécies de rãs daninhas.

Além disso, alguns estudos demonstraram que os extratos de cacau podem evitar que as bactérias causadoras das úlceras de estômago se fortaleçam no intestino.

Enquete

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: