! Microsoft pede desculpas após mudar raça de personagem em anúncio - BOL Notícias

Brasil Online

Busca
Quarta-feira, 16 de JANEIRO de 2019

Imprimir

26/08/2009 - 17h48

Microsoft pede desculpas após mudar raça de personagem em anúncio

Londres, 26 ago (EFE).- O gigante da informática americano Microsoft teve que pedir desculpas depois que sua divisão polonesa mudou a raça de um dos personagens que apareciam em um anúncio promocional.

Nos Estados Unidos, os três personagens retratados sorrindo com o slogan "Dando poder a sua gente com os instrumentos de TI de que precisam" eram uma mulher - branca - e dois homens: um negro e outro asiático.



Reprodução
Foto exibida no site norte-americano da Microsoft.

Em sua versão para a Polônia, o rosto do negro, que ocupava o centro do anúncio, foi substituído pelo de um homem branco, sem mudar as roupas ou mesmo a mão do personagem que estava sobre a mesa, informa hoje o jornal britânico "The Guardian".

Reprodução
Imagem mostrada no site polonês da empresa.

COR E RAÇA
Os termos "cor" e "raça" são usados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo Demográfico oficial do Brasil. O conceito de cor e raça classifica os brasileiros em: amarelos, brancos, indígenas, pardos e pretos.
A imagem notadamente alterada começou a circular na internet na terça-feira, mas, depois que alguém advertiu a Microsoft da troca, a empresa retirou o anúncio e iniciou uma investigação para localizar o responsável.

"Estamos analisando o ocorrido. Apresentamos desculpas e estamos em processo de retirar a imagem", declarou a Microsoft, em comunicado.

  • do UOL Economia
  • Cotação

    compravenda%
    Dólar comercial 1,5671,569-0,44
    Dólar paralelo 1,591,73+8,81
    Dólar turismo 1,491,63-2,98
    Fonte: Reuters Outras cotações

    Enquete

    Computando seu voto...
    Carregando resultado

    Total de votos: