! Religiões se reúnem para enfatizar o desafio vital da abolição nuclear no Parlamento das Religiões Mundiais em Melbourn - BOL Notícias

Brasil Online

Busca
Quarta-feira, 16 de OUTUBRO de 2019

Imprimir

09/12/2009 - 17h00

Religiões se reúnem para enfatizar o desafio vital da abolição nuclear no Parlamento das Religiões Mundiais em Melbourn

TÓQUIO, 9 de dezembro /PRNewswire/ -- Representantes budistas, cristãos, judeus e muçulmanos falaram em uníssono durante o Parlamento das Religiões Mundiais em Melbourne, Austrália, no dia 7 de dezembro, pedindo uma liderança moral por parte das religiões do mundo no esforço de abolir as armas nucleares.

A Dra. Sue Wareham, ex-presidente da Associação Médica para a Prevenção da Guerra (Medical Association for Prevention of War) (Austrália) e diretora da Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (International Campaign to Abolish Nuclear Weapons) (ICAN), enfatizou o papel vital que as pessoas religiosas podem ter quando dirigiu um painel sobre "Abolição das Armas Nucleares: Resposta e Defesa por parte das Comunidades Religiosas" (Nuclear Weapons Abolition: Response and Advocacy by Religious Communities).

Ibrahim Ramey, diretor de direitos humanos e civis da Fundação de Liberdade da Sociedade Muçulmano-Americana (Muslim American Society Freedom Foundation), comentou: "Todas as religiões desejam a paz e repudiam as armas nucleares. Moralmente, as armas nucleares não têm nenhuma função nem razão para existirem nesse nosso mundo". Kimiaki Kawai, diretor do programa de assuntos de paz da Soka Gakkai International (SGI), fez um resumo dos trabalhos da organização para fortalecer o momento do movimento de base em função da abolição nuclear, através da sua iniciativa "Década das Pessoas em prol da Abolição Nuclear" (People's Decade for Nuclear Abolition), declarando ser imperativo que as organizações civis da sociedade sejam líderes em gerar uma fonte global de opinião pública e disseminem esta mensagem para os criadores de políticas.

Outros palestrantes foram Paul Morris, professor de estudos religiosos da Victoria University of Wellington, Nova Zelândia, que contribuiu com uma perspectiva judia, e o Rev. Dr. Wes Campbell, capelão da Uniting Church University of Melbourne.

No dia 6 de dezembro, durante outro painel sobre desarmamento nuclear, o Juiz Christopher Weeramantry, ex-juiz da Corte Internacional de Justiça, declarou: "Existe o perigo da possibilidade de exterminação em um milissegundo de tudo que foi construído durante todo um milênio. Temos que impedir isso. A única maneira de fazer isso é com a criação de uma consciência geral sobre esta agenda. Com cada um de nós ficando de pé e falando alto, poderemos abolir as armas nucleares". Hirotsugu Terasaki, Diretor Executivo de Assuntos de Paz da SGI respondeu, concordando que esta é a hora certa para aumentar os trabalhos em prol da abolição nuclear  s vésperas da Conferência de Revisão da NPT (NPT Review Conference) em maio de 2010. A mostra antinuclear da SGI "Da Cultura da Violência   Cultura da Paz: Transformando o Espírito Humano" (From a Culture of Violence to a Culture of Peace: Transforming the Human Spirit) também está sendo exibida durante o Parlamento no Melbourne Convention Centre até 9 de dezembro.

O Parlamento das Religiões do Mundo, realizado em diferentes locais a cada cinco anos, é a maior reunião interconfessional do mundo que une mais de 8.000 representantes de uma vasta gama de religiões com o fim de construir pontes e abordar assuntos globais.

A associação budista Soka Gakkai International tem um histórico de 50 anos de trabalhos em prol da abolição das armas nucleares. Ela criou a Década das Pessoas em prol da Abolição Nuclear em 2007 para ajudar a estimular o momento de movimento de base voltado para esta finalidade, trabalhando em conjunto com iniciativas como a da Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (International Campaign to Abolish Nuclear Weapons) (ICAN). Veja: www.peoplesdecade.org .

Contato: Joan Anderson Escritório de Informação Pública Soka Gakkai International Tel.: +81-3-5360-9482 Fax: +81-3-5360-9885 URL: www.sgi.org E-mail: janderson[at]sg i.gr.jp FONTE Soka Gakkai International 09/12/2009 CONTATO: Joan Anderson, Escritório de Informação Pública da Soka Gakkai International, +81-3-5360-9482, fax: +81-3-5360-9885, janderson@sgi.gr.jp

Cotação

compravenda%
Dólar comercial 1,5671,569-0,44
Dólar paralelo 1,591,73+8,81
Dólar turismo 1,491,63-2,98
Fonte: Reuters Outras cotações

Enquete

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: