Busca BOL

Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

BOL Notícias

Novo profissional de biologia deve se adaptar às demandas do mercado

SÃO PAULO – A constante mudança de perfil e habilidade, como forma de se encaixar na rotina do mercado, não se limita apenas aos profissionais ligados às áreas mais tradicionais do trabalho, como engenharia, direito ou negócios.


A segunda década do século XXI passou a demandar um novo conceito de biólogo, que deverá ser capaz de integrar conhecimento de diferentes áreas, transitando entre biologia, computação, química, física e matemática.


Na avaliação da professora do Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo), Marie-Anne Van Sluys, a conexão entre biologia sintética - área de pesquisa que combina biologia e engenharia - e robótica terá importância crucial no futuro. Tendência que deverá exigir qualificações especiais para os biólogos.


“Precisamos gerar um novo perfil de profissional da área de biologia que seja capaz de transitar com desenvoltura pela área de computação, aplicando a robótica tanto no que se refere à idealização de experimentos como na exploração de bancos de dados com imensos volumes de informação”, disse à Agência Fapesp.


Desenvolvimento

Decorrente dessa complexa necessidade de diálogo entre as especialidades que envolvem automação e biologia sintética, uma nova área está sendo formada no País.


Durante o Workshop on Synthetic Biology and Robotics, que será realizado no dia 24 de fevereiro, em São Paulo, pesquisadores e especialistas se reúnem para discutirem o campo para os profissionais que trabalham com ciências moleculares, ciências da computação, bioinformática e ciências da saúde, entre outros campos do conhecimento.


“Esse novo olhar demanda uma formação que, desde muito cedo, seja capaz de transitar em diferentes áreas de especialização. A atuação dos biólogos ‘clássicos’ sempre será fundamental para gerar conhecimento. Mas precisamos também identificar novos profissionais capazes de transitar em áreas como computação, química e bioquímica, física e biologia”, disse Marie-Anne.


A expectativa, não só da organização, mas também dos profissionais envolvidos com biologia, é fomentar a reflexão sobre as novas possibilidades de pesquisa e áreas a serem desbravadas.

Cotações Bolsa Cambio

05/01/2015 » Outras bolsas

Bovespa: 47516,82 -2,05%Fonte: Reuters

Conversor de moedas

Conversor de moedas

Enquete

Carregando enquete...
Computando seu voto...
Carregando resultado
  • 5779
  • simples
  • false

Vídeos de economia

Carregando vídeos

Publicidade

Emprego Certo

Procurar por emprego