Busca BOL

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

BOL Notícias

Secovi nega bolha e prevê estabilidade no preço dos imóveis

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO

O presidente do Secovi-SP (sindicato de habitação), Claudio Bernardes, negou a existência de uma bolha imobiliária no país em evento realizado nesta terça (27/11) na sede do sindicato.

Sindicato da habitação cria cartilha para comprador de imóvel

Bernardes diz que não há no país um alto índice de endividamento, oferta dissociada da demanda, excesso de crédito e aumento "explosivo" de preços, que poderiam indicar processo de bolha.

Segundo ele, bolha acontece quando o aumento de preços ocorre motivado apenas pela expectativa de alta, sem base em fundamentos econômicos, "o que não ocorre no nosso caso".

Quanto ao volume de lançamentos no ano, o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, diz que ficará entre 30 mil e 31 mil unidades. "Mas, para que se alcancem as 30 mil, muitas unidades terão de ser lançadas no último trimestre", completa. Até setembro, foram lançadas 16.482.

O sindicato previa 30 mil unidades para este ano, mas, diante da queda no número de lançamentos, Petrucci chegou a dizer no mês passado que se chegasse a esse número seria um milagre. Números divulgados em novembro referentes a setembro, porém, apontaram recuperação no volume de lançamentos.

Em relação ao preço dos imóveis, Petrucci afirma que deve haver estabilização: "A grande pergunta que todo mundo faz é quando o preço vai começar a baixar, mas não acredito nem que haja queda de preços nem que subirão com força".

Cotações Bolsa Cambio

05/01/2015 » Outras bolsas

Bovespa: 47516,82 -2,05%Fonte: Reuters

Conversor de moedas

Conversor de moedas

Enquete

Carregando enquete...
Computando seu voto...
Carregando resultado
  • 5779
  • simples
  • false

Vídeos de economia

Carregando vídeos

Publicidade

Emprego Certo

Procurar por emprego