IR 2019: É possível deduzir gasto com aluguel e pagar menos imposto?


As despesas pagas com aluguel devem ser informadas na sua declaração de Imposto de Renda 2019, mas não podem ser consideradas despesas dedutíveis.

Onde declarar aluguel?

Todo o valor pago com aluguel ao longo de 2018 deve ser informado na declaração, na ficha "Pagamentos Efetuados", opção 70 "Aluguéis de imóveis".

Para preencher as informações referentes ao aluguel pago, o declarante deve ter em mãos nome e o CPF do locador, que estão presentes no contrato de aluguel. Caso o pagamento seja feito para uma imobiliária, a empresa deve fornecer um informe de aluguéis pagos durante o ano pelo inquilino.

Como há o cruzamento de informações, seja por CPF (do inquilino e do proprietário) ou por CNPJ (no caso de imobiliária), tenha muita atenção ao declarar e não deixe de incluir o valor pago de aluguel. A falta da informação pode acarretar multa de 20% sobre o valor não informado, de acordo com a Sage Brasil.

Lembre-se de guardar todos os comprovantes de pagamento, para apresentação futura, em caso de ser chamado pela Receita Federal para esclarecimentos (malha fina).

Já entregou a declaração de IR?

Caso você não tenha informado as despesas pagas de aluguel ao longo de 2018, o melhor caminho é retificar a declaração.

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre IR 2019 no UOL Economia
Baixe o programa para declarar e entregar o IR 2019
Receita Federal e faculdades ajudam a fazer declaração de graça
O que é melhor: declaração completa ou simplificada?
Quem pode ser dependente e como isso reduz seu imposto?
Como pagar menos imposto ou receber mais restituição?

IR 2019: Quem é obrigado a apresentar declaração?

Últimas notícias Ver mais notícias