! Britânico é o primeiro homem a dar a volta ao mundo correndo - BOL Notícias

Brasil Online

Busca
Domingo, 25 de AGOSTO de 2019

27/03/2007 - 18h00

Britânico é o primeiro homem a dar a volta ao mundo correndo

LONDRES, 27 mar (AFP) - Um britânico foi oficialmente certificado pelo livro Guinness dos recordes mundiais, nesta terça-feira, como a primeira pessoa a dar a volta ao mundo correndo.

Robert Garside, de 40 anos, disse ter ficado "muito feliz e aliviado" após receber o certificado em Londres. Ele levou quase quatro anos lutando para convencer a todos de que havia de fato realizado a proeza.

O "runningman" ("homem corredor", numa tradução livre), como ele mesmo gosta de se chamar, correu 56 mil quilômetros por trinta países em uma aventura que durou durante cinco anos e oito meses.

Garside conseguiu mais do que alguns machucados e um certificado por seus esforços.

"Conheci minha esposa durante a corrida na Venezuela e ela tem me apoiado muito", disse o corredor.

Desde que completou a corrida, em junho de 2003, o britânico tem enfrentado acusações de que teria exagerado seu feito e passou os últimos anos recolhendo evidências da volta ao mundo.

Marco Frigatti, diretor do Guinness, acabou convencido de que Garside seguiu as regras à risca.

Sua equipe checou filmagens, reportagens de emissoras locais, recibos de cartão de crédito e depoimentos de testemunhas confirmando a passagem do corredor pela rota.

"É legítimo", confirmou Frigatti.

"Já aprovei muitos registros e este possui uma enorme quantidade de evidências, permitindo que o feito seja devidamente confirmado. Por causa disso estamos felizes e satisfeitos", completou.

Durante sua jornada, Garside dormiu na neve do Himalaia e num mosteiro do Tibete, além de ter fugido de ladrões no México e de atiradores no Panamá.

Ele chegou a passar cinco noites numa prisão chinesa por não estar de posse dos documentos de viagem corretos.

Em dezembro de 1996, Garside saiu de Piccadilly Circus, no coração de Londres, para sua primeira tentativa de completar uma volta ao mundo correndo.

Ele era então um estudante de psicologia de 29 anos, e foi obrigado a abandonar sua tentativa por causa da ascenção da milícia Talibã no Afeganistão (1996).

Apenas na quarta tentativa - que começou em Nova Délhi, na Índia, no ano seguinte - o corredor conseguiu começar sua jornada de fato, concluindo a empreitada na capital indiana em junho de 2003.

"Estou incrivelmente feliz de que este inacreditavelmente longo projeto tenha finalmente acabado com um final feliz", declarou Garside durante uma cerimônia no Piccadilly Circus.

"Estou muito feliz e aliviado, e sou muito grato a todos aqueles ao redor do mundo que me ajudaram durante os anos que passei correndo", concluiu.

Enquete

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: