! Criado nos anos 80, desenho dos Transformers gerou várias versões; saiba mais - BOL Notícias

Brasil Online

Busca
Quarta-feira, 19 de JUNHO de 2019

Imprimir

19/07/2007 - 19h14

Criado nos anos 80, desenho dos Transformers gerou várias versões; saiba mais

da Redação


Fotomontagem
O desenho dos Transformers foi produzido originalmente nos EUA entre 1984 e 1987 em conjunto com a produção de uma linha de brinquedos dos personagens. Além da animação, os Transformers também tiveram uma série de revistas em quadrinhos produzida pela editora Marvel Comics, mas foi o desenho para a TV o principal responsável pelo sucesso dos robôs.

Segundo o desenho original, os Transformers são alienígenas vindos do planeta Cybertron, que caíram na Terra há oito milhões de anos. As primeiras aventuras dos heróis giram ao redor da relação do garoto humano chamado Spike com os robôs chamados Autobots em guerra com os malvados Decepticons.

Entre os personagens que fizeram mais sucesso estão o divertido Bumblebee, Soundwave e Jazz, mas foi mesmo a rivalidade entre o bonzinho Optimus Prime, líder dos Autobots, e Megatron, chefe dos sinistros Decepticons, que marcou a série.

As histórias do desenho eram um tanto repetitivas. Na maioria das vezes envolviam alguma tentativa de Megatron obter uma nova e poderosa arma ou alguma trapalhada do divertido robô-fusquinha Bumblebee. Mesmo assim, o grande sucesso do desenho estava mesmo na idéia de robôs gigantes se transformarem em outras coisas e ficarem lutando entre si. De quebra, uma caprichada linha de brinquedos alimentava a imaginação da garotada.

O sucesso foi tanto que em 1986 foi produzido um filme animado que marcou época ao mostrar um combate mortal entre Megatron e Optimus, que acaba com a trágica morte do herói.

"Beast Wars"
Entre 1996 e 1998 foi produzida uma nova série animada chamada "Beast Wars: Transformers". Totalmente feita por computação gráfica em três dimensões, a animação também foi lançada junto com uma grande linha de brinquedos produzida pela companhia Hasbro (a maior fabricante de brinquedos dos EUA). A nova série chegou a fazer sucesso nos EUA e aqui no Brasil, quando exibida na TV aberta.

A trama seguiu mais ou menos a mesma linha histórica do desenho original, e mostrou os descendentes dos personagens dos anos 80, desta vez transformando-se em animais mecânicos. Em lugar dos Autobots estão os Maximals e os Predacons são os equivalentes dos malvados Decepticons.

Entre 1999 e 2000 foi produzida ainda uma segunda série em 3D chamada "Beast Machines: Transformers". O desenho tentou aproveitar o sucesso de "Beast Wars", mas não teve a mesma aceitação nos EUA e logo foi cancelada.

Reprodução

Reprodução

Uma das muitas versões do boneco de Optimus Prime

"Transformers: Robots in Disguise"
Deixando de lado a computação gráfica, a série "Robots in Disguise", feita entre 2001 e 2002, adotou o visual das animações japonesas. Com mais de 39 episódios, a série é mais parecida com o desenho original e devolve ao heróico Optimus a aparência de caminhão e a chance de enfrentar os Decepticons novamente na companhia de crianças humanas.

"Transformers: Armada"
A série "Armada" foi produzida entre 2002 e 2003 nos EUA. Novamente numa iniciativa da Hasbro que, em parceria com a empresa de brinquedos japonesa Takara, aproveitou uma linha de brinquedos produzida no Japão e criou uma história para atingir o público norte-americano.

"Armada" tentou retomar o enredo da série original dos anos 80, mas incluiu algumas idéias novas. Além da sempre presente luta entre Optimus Prime e Megatron, a animação mostra os personagens chamados mini-cons, alienígenas do tamanho de humanos que não são capazes de se transformar, mas, quando combinados com os robôs maiores, lhes dão mais poder. É justamente o poder dos mini-cons que é disputado por Autobots e Decepticons.

Armada ganhou 52 episódios e deu origem a novas séries que continuaram a ser produzidas para a TV norte-americana nos anos seguintes como "Transformers: Energon" e a mais recente "Transformers: Cybertron", que volta a investir na computação gráfica.
Mais
Veja o perfil de Shia LaBeouf, de "Transformers"
Carros e caminhões podem virar robôs?
Conheça o jogo dos Transformers para Xbox 360
Transformers ganham nova série animada
Novas HQs dos Transformers são prévias do filme

Enquete

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: