! "Grande Sertão: Veredas" foi escrito em Paris; veja entrevista com Vilma Guimarães Rosa Reeves - BOL Notícias

Brasil Online

Busca
Quarta-feira, 16 de JANEIRO de 2019

Imprimir

28/06/2008 - 03h01

"Grande Sertão: Veredas" foi escrito em Paris; veja entrevista com Vilma Guimarães Rosa Reeves

Guimarães Rosa nasceu em Codisburgo, Minas Gerais, em 27 de junho de 1908. Sua habilidade para criar palavras sempre agradou aos leitores. "Sagarana", nome de uma de suas obras, é nome de rua, praça, centro cultural e colégio. O curioso é que ele se divertia quando não reconhecia uma palavra.

A escritora Vilma Guimarães Rosa Reeves, filha mais velha de Guimarães Rosa, fala sobre as primeiras páginas da obra "Grande Sertão: Veredas" e o neologismo do escritor. Veja outro trecho da entrevista com a escritora.



Vilma conta que, quando morava em paris com seu pai, ele falou sobre um livro que estava começando a escrever. "Ele me deu pra ler a página. Aí eu li e disse que estava bonito, musical." Ela diz que percebeu que o enredo, a temática e o cenário era o sertão. Guimarães Rosa então explicou que se tratava de uma história que o pai dele havia contado.

A escritora então estranhou, pois eles estavam em Paris. Ela conta que seu pai então disse: "O sertão Vilminha é metafísico. Eu galopo nele as minhas histórias".

Vilma fala que seu pai enriqueceu a língua portuguesa. Sua contribuição foi não só para a língua falada, mas também para a língua escrita. "Ele usava termos que meu avó ensinava pra ele e também criava neologismos."

Enquete

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: