! PF é dos pratos mais tradicionais do Brasil; aprenda a fazer o do bar Filial - BOL Notícias

Brasil Online

Busca
Quarta-feira, 16 de OUTUBRO de 2019

Imprimir

25/06/2009 - 17h03

PF é dos pratos mais tradicionais do Brasil; aprenda a fazer o do bar Filial

PEDRO MARQUES

Colaboração para o UOL

Arroz com feijão, bife e batata frita. O "prato feito" ou também "comercial", como é encontrado nos botecos e restaurantes, está entre os mais tradicionais pratos do Brasil. Encontrado em todo o país, às vezes com algumas diferenças, ele faz parte do cotidiano. Mas como foi que essa combinação foi parar nas mesas dos brasileiros?

"Não existe uma origem precisa desta combinação. O que sabemos é que a mistura de arroz com feijão surgiu com a vinda dos escravos para o Brasil", afirmou Marcella Faria Lage, docente do bacharelado em hotelaria do Senac São Paulo. Ela explica que os portugueses já comiam o arroz, por conta do contato com os asiáticos, e os escravos foram os responsáveis por incluir o feijão no cardápio nacional. "Com vinda da família real e parte da corte, esta mistura ganhou outros complementos, como a carne e a batata frita", disse.

APRENDA A RECEITA DO PRATO DE MÃE DO FILIAL

Segundo Marcella, um dos motivos para o prato ter caído no gosto popular é que seu custo é baixo. Outro ponto a favor, segundo ela, é que o PF atende às necessidades básicas de todos os indivíduos e é composto por ingredientes que podem ser encontrados em todo o território brasileiro.

Isto, no entanto, não quer dizer que o prato feito seja igual em todo o país. De acordo com a região onde é preparada, a combinação ganha diferentes versões. "O PF possui uma grande variedade, pois o nosso território é formado por uma grande variedade de produtos. Outro fator que contribui para esta mistura ser diferente é a vinda de vários povos com culturas diferentes para cada região do país."

Além da combinação básica do arroz com o feijão, cada estado complementa o prato de uma maneira diferente. "Os paulistas acrescentam legumes ou salada, enquanto os cariocas trocam o feijão mulatinho por feijão preto", contou a professora do Senac São Paulo. "No Rio Grande do Sul, a carne é feita na brasa; em Minas Gerais, pode ser servida com angu e carne de porco", disse. "No Nordeste, é acrescentado macarrão e, em alguns casos, mandioca. Produtos exóticos podem ser encontrados em alguns estados do norte do país."

Para ilustrar esta reportagem, a versão escolhida foi a do bar Filial, de São Paulo, onde é chamado de Prato de Mãe, e vem com arroz, feijão, bife de filé mignon de 200g, batatas e ovo frito. "Os pratos são associados ao se sentir em casa dos botecos e ao reconforto na madrugada para os boêmios", explica Elenice Altman, responsável pelo cardápio do Filial.

Além desta versão, o bar também serve o prato com filé ou frango à milanesa, saladinha de tomate e cebola ou, em uma terceira opção, com contrafilé à cavalo e mandioca frita.

Enquete

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: