! Luís Pimentel lança livro sobre o Botafogo para as crianças - BOL Notícias

Brasil Online

Busca
Quarta-feira, 16 de JANEIRO de 2019

Imprimir

22/11/2009 - 09h40

Luís Pimentel lança livro sobre o Botafogo para as crianças

No próximo sábado (28), Luís Pimentel lança "Botafogo Desde Menino" (Editora Mauad) na Primavera dos Livros, no Rio de Janeiro. Além de textos do autor, a publicação conta com ilustrações de Amorim. A dupla, aliás, já lançou vários títulos sobre futebol, sempre tendo o humor como fio condutor, como no caso da coleção "Piadas de Sacanear".

Neste livro, o autor conta a história do time para os pequenos torcedores, que estão começando a demonstrar interesse no futebol. Entre outras coisas, ele fala da fundação do clube da estrela solitária, dos maiores craques que vestiram a camisa do Botafogo e das conquistas, glórias e partidas memoráveis. Tudo em uma linguagem fácil e acessível para as crianças.

A Primavera dos Livros acontece de 26 a 29 de novembro no Museu da República (r. do Catete, 153).

Confira abaixo um pequeno trecho retirado do livro que conta como se deu a fundação do clube.

-

Botafogo + Botafogo

O Botafogo de Futebol e Regatas --esta venerável glória em preto & branco que nos dá tanta alegria-- nasceu oficialmente no dia 8 de dezembro de 1942, como resultado da fusão de dois clubes com o mesmo nome: o Club de Regatas Botafogo, fundado no dia primeiro de julho de 1894, e o Botafogo Football Club, fundado em meados de 1904. Os dois clubes tinham suas sedes no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e depois de um triste fato se uniram.

Divulgação
Livro conta a história do Botafogo para os pequenos torcedores
Livro conta a história do Botafogo para os pequenos torcedores


O fato: no dia 11 de Junho de 1942 os dois clubes disputavam uma partida de basquete pelo Campeonato Estadual e o jogador Albano, do Botafogo F.C., durante o intervalo caiu desfalecido, vítima de um ataque fulminante. A partida foi interrompida a dez minutos do final, quando o placar marcava CRB 21 x 23 BFC.

O corpo do atleta do F.C. saiu da sede de General Severiano e, quando passava em frente ao Mourisco Mar, que ficava na lindíssima Praia de Botafogo, o então presidente do C.R. Botafogo, Augusto Frederico Schimidt (que era um grande poeta), disse: "Comunico nesta hora a Albano que a sua última partida resultou numa nítida vitória. O tempo que resta do jogo interrompido, os nossos jogadores não disputarão mais. O então presidente do Botafogo Football Club, Eduardo Góis Trindade, respondeu: "Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor, o Botafogo"! Schimidt então selou a fusão: "O que mais é preciso para que os nossos dois clubes sejam um só"? Bonito, não?! Claro, como todas as histórias que envolvem o clube glorioso.

Com a fusão foram feitas apenas três alterações - a bandeira perdeu o escudo das letras entrelaçadas do CRB e ganhou a estrela solitária do Botafogo Football Club, a equipe passou a usar calções pretos e a bandeira ganhou um retângulo preto com uma estrela branca ao alto.

*

"Botafogo Desde Menino"
Autor: Luis Pimentel
Editora: Mauad
Páginas: 32
Quanto: R$ 22,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Enquete

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: