Quer emagrecer? Veja alimentos low carb para diminuir o carboidrato

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Dietas low carb são conhecidas por otimizar a perda de peso e melhorar o controle glicêmico: a lógica é a de que se você come muitos carboidratos simples, que são rapidamente absorvidos pelo corpo, seu nível de glicose no sangue vai subir logo em seguida (clique no leia mais). Então, para emagrecer, opte por alimentos com baixo índice glicêmico, como os apresentados a seguir iStock Mais

Berinjela

Em geral, esses alimentos possuem baixo índice glicêmico e por isso demoram mais tempo para serem digeridos e não aumentam muito os níveis de açúcar no sangue, promovendo um controle melhor da liberação de insulina. A berinjela, além do baixo carboidrato, tem vitamina A, importante para a visão, e contêm fibras, que atuam fortemente no intestino iStock Mais

Pêssego

Se quiser optar por essa dieta, tente manter as refeições ao longo do dia com quantidades equilibradas de carboidrato, e nada de se empanturrar com eles em toda refeição. Se você come muito pão à noite, tente minimizar seu consumo de manhã, e vice-versa. O pêssego, rico em vitamina C, ainda atua na formação de colágeno, dentes, ossos e pele, facilita a absorção de ferro e é antioxidante iStock Mais

Morango

Além de ter poucas calorias, o morango ainda é rico em vitamina C, e é antioxidante, ou seja, protege da oxidação uma série de moléculas no organismo, como proteínas, lipídios de membranas, DNA, etc. Ele ainda contém potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina K iStock Mais

Abobrinha

Esse legumes é fonte de vitamina A, importante para a visão, e vitaminas do complexo B, que atuam em diversas funções no organismo, desde a construção do DNA até a renovação celular. Além disso, contêm fibras, que atuam fortemente no intestino iStock Mais

Abacate

É rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, sais minerais e antioxidantes. Apresenta elevado valor energético devido ao seu teor de gorduras boas, responsáveis pelo aumento do colesterol bom (HDL) iStock Mais

Ovo

Rico em proteínas, também é uma fonte importante de aminoácidos, vitamina A, vitamina do complexo B e selênio, importante para a saúde hepática e muscular, além de possuir função antioxidante. Possui sais minerais como ferro, zinco, fósforo, potássio, manganês e selênio. Ajuda a manter uma boa saúde dos olhos, da pele e dos ossos iStock Mais

Aspargo

Rico em vitamina A, B, C, cálcio, ferro, potássio e uma das melhores fontes de ácido fólico. Possui baixa quantidade de calorias e gorduras, sendo ótima fonte de fibras iStock Mais

Oleaginosas

As castanhas, nozes, avelã, amendoim e amêndoa são ricas em gorduras insaturadas (gorduras boas), proteínas, fibras, vitaminas E e do complexo B e de minerais como ferro, cobre e selênio, zinco, potássio e manganês. Protege o sistema cardiovascular e são ricos em antioxidantes iStock Mais

Cogumelos

Além de serem fontes de proteínas e fibras, importantes para dar saciedade e garantir o funcionamento do intestino, os cogumelos apresentam baixo teor de lipídios e calorias. Eles também estimulam as células de defesa do organismo a deixarem o sistema imune pronto para qualquer ataque, ou seja, a imunidade do corpo fica a todo vapor iStock Mais

Tomate

Rico em licopeno, uma substância antioxidante, o tomate retarda o envelhecimento, protege o sistema cardiovascular e protege o corpo de alguns tipos de câncer (estudos recentes até mostraram que a fruta ajuda a reparar o pulmão de ex-fumantes). Além disso, ele é rico em vitamina C, A e B9, magnésio, potássio, cálcio e fósforo iStock Mais

Brócolis

Rico em cálcio, o brócolis atua na manutenção dos ossos e dos dentes, auxilia na contração muscular, na coagulação sanguínea e nas transmissões nervosas. Também é fonte de vitaminas C e A, ferro, potássio e zinco, e de compostos anti-inflamatórios que ajudam a reduzir de dores de estômago e até a diminuir o risco de câncer iStock Mais

Coco

A polpa do coco é rica em nutrientes e ajuda no funcionamento do organismo. Ela é rica em fibras e contém gorduras boas e sais mineiras iStock Mais

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