In natura, processado ou ultraprocessado? Saiba diferenciar cada alimento

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Apesar de a preocupação com a saúde ser cada vez maior, a busca pela praticidade aumentou o consumo de alimentos industrializados e prontos para o consumo. O problema é que, além de conter conservantes, essas opções costumam ser mais calóricas e gordurosas. Por isso, estão associadas ao aumento de triglicérides, colesterol e açúcar no sangue. Sem falar na relação entre ultraprocessados e o câncer. Arte UOL Mais

A solução é apostar nas "comidas de verdade", preparadas em casa e com menor quantidade possível de aditivos químicos. Claro, não é preciso proibir, basta equilibrar o prato. "Vivemos numa fase de muita condenação e restrição de alimentos, de dietas sem fundamentos que nada agregam à saúde do indivíduo", diz Elaine Bento, nutricionista e colaboradora do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas). Arte UOL Mais

De acordo com Bento, o equilíbrio entre qualidade e quantidade dos alimentos ao longo do dia deve ser levado em consideração --e o bom senso também. "É possível o consumo esporádico de alguns alimentos ultraprocessados sem causar danos à saúde, desde que a pessoa não tenha nenhuma restrição alimentar por problemas associados." Arte UOL Mais

<b>O que são alimentos processados?</b> A indústria geralmente adiciona sal, açúcar ou outra substância de uso culinário aos alimentos in natura, para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. Os métodos utilizados incluem enlatamento, congelamento, refrigeração, desidratação e processamento asséptico. Arte UOL Mais

<b>E os alimentos ultraprocessados?</b> São formulações prontas para consumo e feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, proteínas), derivadas de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amido modificado) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e aditivos). Arte UOL Mais

Por serem alimentos com a composição nutricional não balanceada, os ultraprocessados devem ser evitados ou consumidos com moderação. Eles geralmente apresentam maior período de validade, portanto são compostos por quantidades exageradas de sal, açúcar, gorduras, conservantes e aditivos. Seu consumo pode favorecer o desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes e câncer. Arte UOL Mais

As frutas consumidas in natura conferem uma gama de nutrientes, principalmente vitaminas e minerais importantes aos organismos. Sob a forma de geleia ou compota incorporam mais açúcar, porém não é necessário restringir o consumo, apenas fazê-lo com moderação. Suco de fruta em pó geralmente contém pouca quantidade de fruta e não substitui a porção de fruta que a pessoa deve consumir por dia. Arte UOL Mais

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