Quanto açúcar tem nas bebidas que você costuma tomar?

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De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo de açúcar deve ser de 25 gramas por dia Arte/UOL Mais

Apesar de geralmente associarmos esse produto a doces, o açúcar também é bastante presente em bebidas --e dependendo dela, uma única garrafinha de 200 ml já contém tudo o que você "precisa" de açúcar em um dia Arte/UOL Mais

O açúcar adicionado é qualquer ingrediente adoçante que contém calorias, como açúcar, xarope de milho, frutose, mel ou melaço, adicionado aos alimentos durante o processamento industrial ou preparo. Alguns produtos naturais, como sucos integrais ou leite já têm uma pequena quantidade de açúcar, mas processos de industrialização adicionam ainda mais doce a essas bebidas Arte/UOL Mais

O açúcar estimula a liberação de dopamina --o neurotransmissor do prazer-- no sistema nervoso. É por isso que ele vicia e, quanto o mais consumimos, mais o queremos. Mas o problema não está no açúcar em si, e sim na fonte em que o consumimos. O açúcar é fonte de energia, mas em quantidades exageradas prejudica colesterol, causa diabetes e ainda há o risco de obesidade Arte/UOL Mais

Para fazer escolher mais conscientes na hora de consumir fontes de açúcar, é bom saber que entre os alimentos processados mais ricos nesse produto derivado da cana estão refrigerante, suco em pó ou de caixinha (néctar). Isso não quer dizer que você precisa, necessariamente, cortar esses produtos da dieta, mas que é bom se atentar ao rótulo Arte/UOL Mais

Como o açúcar muitas vezes aparece com outros nomes na lista de ingredientes do rótulo, como xarope, açúcar líquido, farinha de arroz, açúcar de milho, é melhor olhar para qual ingrediente vem primeiro. A lista obrigatoriamente aparece em forma decrescente, ou seja, o que está no topo tem em maior quantidade Arte/UOL Mais

Como o açúcar também é encontrado em frutas e em formas salgadas, como massas, pães e bolachas, o ideal é diminuir fontes processadas, como os refrigerantes e sucos de caixinha. No Brasil, o consumo é alto: cerca de 10 colheres de sopa todos os dias, segundo o IBGE. Portanto, há uma necessidade de redução Arte/UOL Mais

Se você deseja reduzir o consumo, faça isso de forma gradual. E lembre-se: o excesso causa problema, mas a falta também. Invista na moderação e fuja de radicalismos. Não adianta focar em produtos diet ou zero açúcar e consumi-los em quantidades exageradas --eles continuam sendo alimentos processados. O segredo da boa alimentação está no equilíbrio Arte/UOL Mais

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