11 alimentos surpreendentemente ricos em carboidratos

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Reis do carboidrato

Com as dietas low carb, muitos passaram a cortar pão, macarrão e batata. Mas existem outras opções ricas nesse nutriente e que você nem imagina. Ok, nem todos os carboidratos são bons: o simples contém pouca fibra em sua composição, mas o complexo é rico nesse nutriente, mantendo você saciado e com menos risco de colesterol alto e diabetes. Veja os alimentos ricos em carboidratos a seguir: iStock Mais

Frutas secas (100g): 40g

Não assuma que os damascos secos ou a uva passa têm a mesma quantidade de carboidratos que os seus homólogos frescos. Como seu açúcar é altamente concentrado, uma porção de frutas secas tem consideravelmente mais carboidrato do que uma porção fresca. Mas elas são ricas em fibras, ajudam a reduzir o colesterol, melhoram o sistema imunológico e fornecem energia. iStock Mais

Leguminosas (100g): 7,0g

A maioria de nós pensa nas leguminosas como uma grande fonte de proteína vegetal, mas elas também são muito ricas em carboidratos. As leguminosas melhoram a saúde intestinal, diminuem as chances de desenvolver tumores, doenças cardíacas e crônicas, como a obesidade. iStock Mais

Iogurte (100g): 6g

Talvez você já saiba que as variedades adocicadas ou aromatizadas sejam ricas em carboidratos, mas o iogurte natural também é. Isso porque ainda contém lactose, um açúcar natural encontrado no leite. Além disso, o iogurte tem vitaminas do complexo B, fundamentais para diversos processos metabólicos e no combate à depressão, e em probióticos, bactérias que promovem a saúde intestinal. iStock Mais

Suco (laranja) 100g: 10,6

Assim como as frutas secas, o suco de frutas é basicamente um grande concentrado de açúcar, já que mais de uma unidade normalmente é usada para sua preparação. Mas quando feitos somente com a fruta (sem aditivos, açúcar, conservantes, etc.), os sucos em geral fornecem vitaminas (hidrossolúveis) e minerais, garantindo diversos benefícios ao organismo. iStock Mais

Quinoa (100g): 68,3g

Rica em antioxidantes, ferro, proteína vegetal, cálcio, vitaminas do complexo B e, é claro, fibras, a quinoa é um daqueles 'superalimentos'. Mas isso não significa que ela tem pouco carboidrato. Para se ter ideia, ela chega a ter mais desse macronutriente do que a mesma quantidade de espaguete cozido. iStock Mais

Banana (100g): 23,8

Ao contrário das frutas com menor teor de açúcar, como framboesas ou amoras, as bananas têm muito amido --e por ser rica em carboidratos e potássio, é uma das frutas prediletas dos atletas. Ela é um alimento energético e ajuda nas reações musculares e regulação neuromuscular. O amido resistente presente na banana verde ainda auxilia na produção de bactérias benéficas à saúde intestinal. iStock Mais

Pão sem glúten (100g): 49,9g

Muitas pessoas pensam que pelo fato de o pão não conter glúten, ele se torna inofensivo. Porém, muitos deles são feitos de carboidratos simples, ou seja, sem fibras além de açúcar (em suas diversas formas) e gordura vegetal. Para usufruir do benefício, é importante ler o rótulo do alimento e utilizar os que são feitos com ingredientes naturais. iStock Mais

Molho barbecue (100g): 28g

Não se engane, esse molho é rico em sódio, açúcar (muitas vezes na forma de xarope de milho), corantes e conservantes. Deve ser utilizado em quantidades moderadas. iStock Mais

Whey protein (40g): 19g

Apesar do nome, esse material está longe de ser proteína pura. Whey, uma das proteínas encontradas no leite, também contém carboidratos. E se a sua proteína em pó contiver edulcorantes adicionados, isso pode aumentar ainda mais a contagem de carboidratos. iStock Mais

Batata doce (100g): 28,2g

Frequentemente apontados como uma alternativa mais saudável às batatas tradicionais, esses tubérculos são carregados com nutrientes, como vitaminas A e C, potássio e fibras. Mas isso não os torna livres de carboidratos --ainda são batatas. Como possui baixo índice glicêmico (energia liberada gradualmente no organismo), a batata doce é uma aliada de quem deseja emagrecer, já que sacia bastante. iStock Mais

Manga (100g): 19,4g

A banana não é a única fruta com bastante carboidrato --as mangas também são repletas dele. A fruta açucarada ainda contém vitaminas (A, B, C, E e K), minerais (ferro, zinco, potássio, cálcio e magnésio), fibras e antioxidantes. iStock Mais

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