! Natal vê na Copa de 2014 chance de 'investir na população' - BOL Notícias

Brasil Online

Busca
Segunda-feira, 25 de MARÇO de 2019

Imprimir

22/07/2009 - 16h15

Natal vê na Copa de 2014 chance de 'investir na população'

Natal, 22 jul (Lusa) - O investimento na formação da população é um dos objetivos do município de Natal para preparar a cidade para a Copa de 2014, iniciando no próximo ano cursos gratuitos de línguas estrangeiras.

"O maior investimento que podemos fazer é na população. Que cidade vamos ter em 2014 é importante, mas que cidade vamos ter após 2014 é ainda mais importante e sobretudo que povo vai ser este após 2014", afirmou à Agência Lusa a prefeita Micarla de Sousa.

No próximo ano começam as primeiras escolas municipais de línguas estrangeiras para a população ter, de forma gratuita, oportunidade de aprender inglês e espanhol.

"Isso fica, além das obras físicas. A partir do momento em que o cidadão e a cidadã têm acesso à aprendizagem de um segundo ou terceiro idioma, nunca mais esquecem e pode ajudá-los a conseguir um emprego", argumentou a prefeita.

O Governo Federal vai investir cerca de 1 bilhão de euros nas 12 cidades-sede do Mundial de 2014 através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"O Governo Federal já deixou muito claro que os investimentos não podem ser feitos nos estádios. A construção ficará a cargo dos governos dos Estados e dos Municípios e também da iniciativa privada", explicou Micarla da Sousa.

Em causa estão "obras estruturantes", das quais Natal elege o saneamento e drenagem, construção de rodovias, viadutos e da terceira ponte sobre o rio Potenji.

Está também sendo estudada a criação de um metrô de superfície e de outras formas de mobilidade.

"Acredito que a escolha de Natal para ser uma das sedes da Copa do Mundo foi um presente, uma oportunidade ímpar para a nossa cidade conseguir investimentos que demoraria anos e anos, décadas, a atrair, e que vão vir para a cidade nos próximos cinco anos", considerou Micarla de Sousa.

"Temos que nos agarrar a esta oportunidade", resumiu.

Semana de Lisboa em Natal

Micarla de Sousa falava à Lusa no âmbito da semana de Lisboa em Natal, que terminou na terça-feira, uma iniciativa que sucedeu à semana de Natal em Lisboa, há cerca de três semanas.

As iniciativas assinalaram a integração de Natal na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Uccla, decidida em março por unanimidade pela assembleia-geral da organização.

A prefeita visitou, no âmbito da semana de Natal em Lisboa, os estádios do Benfica e do Sporting, construídos para a Eurocopa-2004.

Além do futuro Estádio das Dunas, com capacidade para 45 mil pessoas, o complexo para o Mundial no Natal inclui áreas comerciais, hoteleiras e espaços verdes, num total de 45 hectares.

Localizado no atual centro administrativo do Natal, o projeto vai implicar a demolição das infra-estruturas existentes, principalmente edifícios do Governo Estadual e dois estádios.

O Estádio das Dunas estará concluído em dezembro de 2012 para, antes do Campeonato do Mundo de 2014, acolher a Copa das Confederações, em 2013.

Enquete

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: