Brasil Online

Busca
Quinta-feira, 13 de DEZEMBRO de 2018

Imprimir

13/02/2010 - 07h46

Veja outras grandes operações das tropas internacionais contra Taleban

Cerca de 4.500 fuzileiros navais americanos, 1.500 soldados afegãos e 300 soldados americanos lançaram na madrugada deste sábado (noite desta sexta-feira em Brasília) uma grande operação contra os militantes do grupo islâmico radical Taleban na região de Marjah, na Província de Helmand.

O ataque foi anunciado como um dos maiores da guerra que começou há oito anos, após os ataques terroristas de 11 de Setembro, atribuídos à rede terrorista Al Qaeda, abrigada pelo Taleban.

Veja outras operações das tropas internacionais nos oito anos de guerra

2006

31 de julho: A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) assume a responsabilidade das operações militares internacionais no sul, onde se registra uma violência sem precedentes desde a queda do regime taleban, com a chegada das forças internacionais em 2001.

Até esta data, cerca de mil talebans morreram na chamada operação "Mountain Thrust" (Ofensiva na montanha) realizada pela coalizão desde meados de maio.

2 a 17 de setembro: Operação Medusa, na qual participam 2.000 tropas afegãs e estrangeiras, no distrito de Panjwayi, na Província de Kandahar. Cerca de 500 talebans morreram, segundo balanço da Força Internacional de Assistência e Segurança (Isaf), da Otan.

*

2007

15 de dezembro a 10 de janeiro: Operação "Cúpula do Falcão" das tropas canadenses e britânicas da Otan, apoiadas pelos norte-americanos, foca novamente no distrito de Panjwayi, na Província de Kandahar.

6 de março: A Isaf lança a operação "Aquiles", com a participação de 5.500 soldados afegãos e da Isafl, na Província de Helmand, a principal produtora de ópio, onde os insurgentes obtêm uma parte importante de seus recursos.

*

2008

29 de abril: As tropas norte-americanas e britânicas da Isaf lançam ofensiva "Azada Woza" (Ser Livre, em pashtun), em Helmand.

18 a 20 de junho: Cerca de mil soldados afegãos e da força da Otan lança a ofensiva "Doar Bukhou" (Meia Volta) contra os talebans no distrito de Arghandab, a menos de 20 km de Kandahar.

*

2009

23 de junho: Começa as operações militares britânica "Garra de pantera" e norte-americana "Punhal", em Helmand.

4 de dezembro: Mais de mil soldados da Otan, apoiados por forças afegãs, lançam a operação "Cólera da Cobra", também em Helmand.

2010

13 de fevereiro: Cerca de 6.000 soldados da Otan, a maioria americanos, e afegãos lançam uma ofensiva na região de Marjah, um dos últimos redutos talebans no sul do país. Segundo as forças americanas, a operação "Mushtarak" ("Juntos", em pashtun), é uma das principais operações contra o o taleban desde o início da guerra.

Enquete

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: