Sábado terá protestos pela saída de Marin da CBF, em SP, e contra remoções, no Rio

Do UOL, em São Paulo

Manifestantes saem às ruas em protestos pelo Brasil
Manifestantes saem às ruas em protestos pelo Brasil

A Frente Nacional dos Torcedores fará neste sábado (28), a partir de 15h, no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista, em São Paulo, uma manifestação para pedir a saída de José Maria Marin da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Qual deve ser o principal tema dos próximos protestos no Brasil?

Os organizadores acusam Marin de comandar uma entidade corrupta e o criticam por ter participado da ditadura militar. Também o associam à morte do jornalista Vladimir Herzog, do qual Marin foi crítico contumaz. O presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Marco Polo Del Nero também é alvo do protesto.

No Rio de Janeiro, as comunidades ameaçadas de remoção no Horto, no Jardim Botânico, zona sul da cidade, devem realizar uma manifestação a partir das 14h na rua Pacheco Leão.

Seiscentas e vinte famílias vivem no terreno do Horto Florestal, em casas doadas ao longo dos anos por sucessivas administrações do parque e também pelo Ministério da Agricultura.

Mapa dos protestos

  • Clique no mapa e veja onde aconteceram os principais protestos no Brasi até agora

Em abril, a 23ª Vara Federal determinou a reintegração de quatro casas na área, onde vivem sete famílias.

Os moradores se recusam a sair e aguardam a regularização das famílias no local, defendida pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União).

Em Brasília, será realizada no Museu da República, entre 14h e 18h, a 2ª Assembleia dos Povos do Distrito Federal, que reúne movimentos populares com atuações diversas.

Os participantes irão debater sobre vários temas, como direitos humanos, reforma política, Copa do Mundo, serviços públicos, e definir uma agenda de mobilizações.

Últimas notícias Ver mais notícias