Universidade Católica terá curso contra intolerância religiosa coordenado por babalaô

do BOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook

    Babalaô Ivanir dos Santos é um dos coordenadores do curso

    Babalaô Ivanir dos Santos é um dos coordenadores do curso

Aprovada por unanimidade pelo conselho de administração da entidade, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Estado do Rio de Janeiro, oferecerá em agosto um curso de pós-graduação contra o preconceito religioso. Segundo o jornal O Globo, o curso terá coordenação do babalaô - sacerdote das religiões de matrizes africanas - Ivanir dos Santos.

Com o nome de "Estudos sobre Pluralismo e Intolerância Religiosa", a equipe de docentes do curso é formada por católicos, protestantes, candomblecistas, umbandistas, muçulmanos, judeus e uma ex-testemunha de Jeová. Além da turma na UCP, na região serrana do RJ, uma segunda turma terá aulas no centro Dom Vital, na capital fluminense.

O objetivo do curso é atender professores, jornalistas e religiosos, além de agentes que lidam com pessoas de diferentes grupos religiosos. Em entrevista ao jornal O Globo, Ivanir deixou claro que não se trata de um curso de teologia.

Além da ligação com diferentes religiões, o corpo docente tem pessoas envolvidas com questões relacionadas ao antirracismo e ao feminismo.

Nascido originalmente de uma sugestão feita em uma universidade protestante, o curso ficou engavetado após ser submetido a um líder religioso ligado à instituição. Ivanir levou então a proposta à UCP.

Ainda sem informações de custo, a programação do curso, que terá duração de três semestres, pode ser consultada no site da UCP.

(Com informações do jornal O Globo)

Quer receber notícias do Brasil de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Brasil após acessar o Messenger. É muito simples!

Últimas notícias Ver mais notícias