Nazarbayev é homenageado pela Espanha com Colar da Ordem de Isabel a Católica

Astana, 17 jul (EFE).- A presidente do Congresso espanhol, Ana Pastor, entregou nesta segunda-feira ao presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, o Colar da Ordem de Isabel a Católica, em nome do rei Felipe VI, que havia concedido tal distinção em 23 de junho.

"Neste ano, o Cazaquistão celebra 25 anos de sua independência e do estabelecimento de relações diplomáticas com a comunidade internacional, inclusive com a Espanha... Quero agradecer ao presidente Nursultan Nazarbayev pelos seus esforços para fortalecer as relações bilaterais baseadas na confiança e na cooperação mutuamente benéfica", disse Pastor, durante a cerimônia oficial pelo Dia da Espanha na Expo Astana, segundo os meios de comunicação cazaques.

Pastor acrescentou que o Governo espanhol, como reconhecimento a esses laços, concedeu a Ordem, uma condecoração que premia os serviços que beneficiam a Espanha.

De acordo com o Real Decreto assinado por Felipe VI, como amostra do apreço pelo governante cazaque, foi aprovada a proposta do ministro de Assuntos Exteriores e de Cooperação de concener o Colar da Ordem de Isabel a Católica.

Na cerimônia de hoje, Nazarbayev agradeceu ao monarca pela concessão da alta condecoração, e destacou igualmente os laços de amizade com a Espanha.

"Temos laços com o reino da Espanha desde os primeiros dias da nossa independência. Construímos relações bilaterais baseadas na confiança. Durante todos estes anos, o Cazaquistão sentiu o apoio da Espanha".

O governante cazaque lembrou que se reuniu com Felipe VI em 10 de junho, durante a primeira viagem oficial do monarca ao Cazaquistão por causa da inauguração da exposição internacional de Astana.

Nazarbayev apontou para sua intenção de seguir com uma cooperação frutífera com a Espanha.

Últimas notícias Ver mais notícias