Alergia a exercícios físicos é rara, mas existe. Conheça os sintomas

Do BOL, em São Paulo

  • Getty Images

    A alergia a exercícios físicos ainda não tem causa totalmente conhecida pelos médicos

    A alergia a exercícios físicos ainda não tem causa totalmente conhecida pelos médicos

Se você já ouviu alguém falando que tem alergia a atividades físicas, pode ser que essa pessoa não esteja brincando. Isso porque existe uma condição chamada anafilaxia induzida pelo exercício que causa reações alérgicas em quem se exercita. As informações são do Vix de Mulher. 

A anafilaxia é uma reação alérgica intensa que ocorre quando o corpo entra em contato com alérgenos. Quando isso acontece, o organismo libera uma série de histaminas, que causam os sintomas alérgicos. No caso da induzida pelo exercício, a reação ocorre durante a atividade física. 

As causas da condições ainda não são completamente conhecidas pelos médicos, mas acredita-se que ela aconteça em associação a outras alergias, como a alimentar. O exercício, por aumentar o fluxo sanguíneo, potencializa uma determinada reação alérgica pré-existente, mesmo que ela não tenha se manifestado ainda.

De acordo com os Drs Diana Silva, Luis Delgado e André Moreira, em artigo publicado na revista acadêmica Medicina Desportiva, a alergia a atividades físicas também pode ser desencadeada pelo aumento da temperatura corporal durante o exercício. O consumo prévio de alguns fármacos também podem desencadear a condição. 

A alergia a exercícios físicos tem como sintomas simples o rubor na face, fadiga ou coceira e como graves dificuldades para respirar, fechamento da garganta, hipertensão e colapso cardiovascular. O diagnóstico não impede a prática de atividades físicas, sendo que o acompanhamento médico apontará medicamentos a serem tomados e uma dieta balanceada para auxiliar no tratamento.

(Com informações do Vix de Mulher)

Quer receber notícias do Brasil de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Brasil após acessar o Messenger. É muito simples!  

 

Últimas notícias Ver mais notícias