Surfe com remo é um aliado para manter a forma no verão

Thamires Andrade
Do UOL, em São Paulo

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    Uma hora de Stand Up surfe queima 500 calorias e trabalha os membros superiores e inferiores

    Uma hora de Stand Up surfe queima 500 calorias e trabalha os membros superiores e inferiores

Quem está aproveitando as férias ou os fins de semana na praia já deve ter se deparado com uma modalidade diferente do surfe, o Stand Up. O exercício consiste em se manter equilibrado em uma prancha e remar fazendo uma travessia ou pegando uma onda, como o surfe tradicional. "Quem pratica o stand up de travessia jura que ele é mais fácil do que o tradicional e, além disso, ele ajuda a queimar cerca de 500 calorias por hora", explica Marco Aurélio Invaldi Neves, fisioterapeuta do Zahra Spa & Estética.

A travessia no stand up surfe, também conhecida como paddle, é feita com uma prancha maior e mais larga para ajudar no equilíbrio. "Muita gente olha e acha que é fácil se manter em pé na prancha, mas não é preciso só equilíbrio, mas também concentração", aponta Ângelo Coutinho, professor da Academia da Praia e praticante do esporte.

Nas primeiras aulas os alunos começam a remar 500 metros no mar quando a água está mais parada ou em lagoas para se adaptar com a prancha e o remo. "Depois eles evoluem e passam por outros desafios, como remar contra a corrente que é algo que já requer mais estratégia e planejamento e até mesmo passar para o wave, que é o surfe tradicional com o remo do stand up", destaca Coutinho.

A travessia trabalha os membros inferiores, a musculatura abdominal, o glúteo e a região lombar, pois para manter o equilíbrio a musculatura fica contraída. "Ele é um exercício completo, pois assim como atua nos membros inferiores também é denso nos superiores por conta da remada que trabalha ombros, braços, musculatura dorsal e um pouco do peitoral", conta o professor.

Com mais experiência, a duração das travessias passa a ser maior e é possível ir a pequenas ilhas oceânicas. Mas Coutinho adverte que é preciso alguns cuidados antes de sair em uma viagem como essa. "A pessoa nunca deve fazer a travessia sozinha é preciso estar com alguém que tenha mais experiência que ela, um professor de preferência", afirma.

O professor também aponta para a necessidade de um planejamento de quais equipamentos serão levados e como ir e voltar do local. "Precisa ter água potável suficiente, por exemplo, e se for nadar contra a corrente é preciso saber as condições do mar", explica ele.

Adaptação e investimento

O esporte  também é considerado facilmente adaptável até para pessoas com problema de coluna. "Mudamos alguns movimentos, por exemplo, a pessoa pode ficar sentada ou ajoelhada remando, que é o que costumamos fazer quando o vento está muito forte", aponta ele. 
O Stand Up surfe só não é recomendado para quem não sabe nadar e tem labirintite. "Tenho até um colega que tentou aprender, mas não conseguia porque o balanço da prancha era constante", adverte.

A prancha para praticar o esporte precisa ser uma long board, que pode ser adquirida em qualquer loja de surfe. Já o remo é de estilo canoa havaina também é facilmente encontrada. Coutinho dá a dica de que a pessoa invista em um remo adaptável para conseguir praticar o stand up tanto em pé quanto sentada.

O professor, no entanto, acredita que quem quer manter a boa forma não pode investir apenas no stand up. "É preciso ter condicionamento físico para conseguir surfar, portanto a pessoa precisa correr, nadar, fazer uma musculação ou qualquer outro exercício que acrescente mais condicionamento físico", destaca.

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