Menina que nasceu sem nariz vai receber implante feito por impressora 3D

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook

    A garota Tessa Evans nasceu sem nariz e será a primeira no mundo a fazer uma cirurgia reparadora para esse problema

    A garota Tessa Evans nasceu sem nariz e será a primeira no mundo a fazer uma cirurgia reparadora para esse problema

A garota irlandesa Tessa Evans, 2, será a primeira pessoa a fazer uma cirurgia reparadora para implantar um nariz. Ela nasceu com uma condição rara chamada arrinia. Apenas 47 casos como esse foram registrados no mundo.

O nariz que a garota vai ganhar será produzido por uma impressora 3D e implantado pelo médico Jonathan Britto do Great Ormond Street Hospital, de Londres, na Inglaterra. A informação foi publicada no jornal espanhol El Mundo.

Usando um modelo 3D com as dimensões do crânio da menina, os médicos construíram o implante na medida do rosto dela. Ele será substituído de acordo com o crescimento de Tessa.

A cirurgia não deixará cicatrizes no rosto da garota, já que o implante será introduzido a partir de um corte no couro cabeludo, acima da testa.

Mas o nariz não terá a função respiratória, apenas estético, explicou o médico ao jornal. "Os orifícios nasais não serão reais, mas tatuados, mas a aparência será de um nariz normal", informou Britto.

Tessa não consegue sentir cheiro, mas pode tossir, espirrar e pegar resfriados. Quando nasceu, ela precisou ser entubada por cinco semanas e se alimentava apenas com soro. Com o tempo, Tessa aprendeu a respirar pela boca e vive assim atualmente.
 

Últimas notícias Ver mais notícias