Guia gratuito lista plantas comestíveis que não estamos acostumados a consumir

do BOL, em São Paulo

  • Reprodução/Instituto Kairós

    Guia explica o que são as plantas alimentícias não-convencionais (PANC) e lista algumas delas

    Guia explica o que são as plantas alimentícias não-convencionais (PANC) e lista algumas delas

Você já parou para pensar quantas plantas não consumimos mas poderiam servir de alimento? Um manual disponibilizado gratuitamente pelo Instituto Kairós lista e explica o que são as PANC (plantas alimentícias não-convencionais). Algumas até são conhecidas em algumas regiões ou até mesmo em outros países, mas não fazem parte do cardápio da maioria dos brasileiros.

O guia, disponível para download gratuito no formato PDF, lista 44 plantas, acompanhadas de uma foto e seu nome científico, além de sugestões de preparo.

Assinado por Guilherme Reis Ranieri, a lista priorizou espécies que podem ser cultivadas facilmente em hortas urbanas, incluindo espaços compartilhados e hortas escolares, sem perigo de manipulação pelas crianças.

O guia explica que consumimos apenas uma pequena parte das plantas alimentícias e tira algumas dúvidas comuns sobre gosto, consumo e segurança.

Além do Instituto, o guia teve apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura de São Paulo, além da colaboração do Herbário Municipal da capital paulista.

(Com informações do Instituto Kairós)

Quer receber conteúdo de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite 'Notícias' no Messenger. É muito simples!

Últimas notícias Ver mais notícias