Irã diz que lutará para garantir fornecimento de petróleo à Índia

NOVA DÉLHI (Reuters) - O Irã fará o seu melhor para garantir a segurança do fornecimento de petróleo da Índia, oferecendo "medidas flexíveis" para impulsionar o comércio bilateral, disse um comunicado da embaixada de Teerã em Nova Délhi.

O Irã é o terceiro maior fornecedor de petróleo da Índia e ofereceu incentivos a refinarias, incluindo envios quase sem frete e um período de crédito melhorado para as vendas de petróleo.

As importações iranianas podem ser prejudicadas com a reimposição de sanções pelos Estados Unidos sobre Teerã, depois de Washington ter saído de um acordo nuclear com potências mundiais.

A Índia, maior país consumidor de petróleo do Irã depois da China, pediu que refinarias se preparassem para reduções drásticas nas importações do Irã, ou até mesmo zerá-las.

"O Irã entende as dificuldades da Índia para lidar com um mercado de energia instável e tem feito e irá fazer o seu melhor para garantir a segurança do fornecimento para Índia", disse o comunicado.

As importações de petróleo iraniano pela Índia caíram cerca de 16 por cento em junho ante maio, mostraram dados de chegadas de navios.

(Por Nidhi Verma)

Últimas notícias Ver mais notícias