Projeto do BOL abre espaço para conteúdo produzido por estudantes de jornalismo

do BOL, em São Paulo

Estudantes de jornalismo de todo o país contam com espaço participativo profissional na internet para colocar em prática o que aprendem na universidade. O projeto uniBOL propõe uma parceria com instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras para publicação de material noticioso inédito em formato de listas, videorreportagens ou conteúdo multimídia nas páginas editoriais do BOL.

É uma chance para que estudantes de jornalismo produzam conteúdo com foco em internet e tenham seu material publicado num grande portal. Também é uma oportunidade para vivenciar a dinâmica de pauta, produção e edição de uma redação online. O BOL conta atualmente com cerca de 10 milhões de visitantes únicos e 480 milhões de páginas vistas mensalmente, além de ter sua homepage entre as mais acessadas da web nacional.

A participação no projeto é firmada por meio da universidade, que deverá fazer o intermédio entre o BOL e os alunos de jornalismo. Portanto, se você é estudante e deseja participar, leve a ideia até a coordenadoria do seu curso, para que a universidade preencha o Termo de Adesão e Aceite. Após o documento ser preenchido, datado e assinado, deve ser digitalizado e enviado para unibol@uol.com.br, juntamente com os nomes, e-mails e telefones dos responsáveis executivos pelas pautas e produções, que terão contato direto com a Redação do BOL.

O conteúdo precisa ser produzido exclusivamente por estudantes de jornalismo, devendo seguir os padrões de redação e estilo do uniBOL e estar em um dos três formatos propostos: lista, videorreportagem ou conteúdo multimídia (há exemplos de cada formato na página de redação e estilo). O primeiro processo de produção é feito dentro da universidade, quando os alunos, sob a coordenação de professores, definem, produzem e editam as pautas. Posteriormente, o material é enviado ao BOL para uma nova edição. Nesse momento, o portal pode solicitar adequações e ajustes no conteúdo ou fazer questionamentos referentes às informações.

As produções devem ser inéditas, terem cunho jornalístico, preferencialmente da modalidade hiperlocal, e serem orientadas para um destes temas: direitos humanos, meio ambiente e sustentabilidade, cidadania e responsabilidade social, inovação e tecnologia, jornalismo de dados ou artes e cultura.

Para saber mais detalhes, confira perguntas e respostas sobre o uniBOL - Conteúdo participativo universitário.

Últimas notícias Ver mais notícias