Estudantes do Ceará combatem a doença de Chagas com a fabricação de tijolos sustentáveis

do BOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Alunos do projeto S.O.S. Casa visitam moradia de taipa em Cascavel (CE)

    Alunos do projeto S.O.S. Casa visitam moradia de taipa em Cascavel (CE)

Alunos do ensino médio da E.E.M. Ronaldo Caminha Barbosa, em Cascavel (CE), se envolveram em um projeto para diminuir o número de casos da doença de Chagas no município. Segundo o site Criativos da Escola, os estudantes reciclam materiais como borracha, madeira, fibras de vidro e coco, misturados na terra usada para fazer os tijolos. Reduzindo os efeitos do uso da taipa, ou pau-a-pique, na construção de casas.

O material usado tradicionalmente permite a proliferação do inseto transmissor da doença, o que é combatido com o tijolo fabricado pelos jovens do projeto "S.O.S. Casa". O novo tijolo ainda oferece maior resistência a impactos e conforto térmico. Até o momento 12 casas do município já foram beneficiadas.

O projeto, que já conquistou um prêmio no concurso "Ceará faz Ciência", começou após os alunos identificarem o impacto das casas de taipa na proliferação das doenças mais comuns na região. A partir daí, buscaram materiais de baixo custo que poderiam ajudar a reduzir a incidência de casos de Chagas.

Divulgação
Tijolo pode ser usado para cobrir os buracos nas paredes

O tijolo é produzido adicionando água e areia à massa dissolvida com as fibras e borracha, que então é colocada em um molde para secagem durante 2 semanas. O tijolo resultante é testado antes da aplicação, que pode ser tanto no piso quanto nas paredes, fechando os buracos usados como habitação pelos parasitas.

Com a conquista do reconhecimento no concurso, os jovens esperam que o projeto ganhe mais visibilidade, conseguindo parceiros e apoio financeiro para aumentar a produção do tijolo.

(Com informações do Criativos da Escola)

Quer receber notícias do Brasil de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Brasil após acessar o Messenger. É muito simples!

Últimas notícias Ver mais notícias