EUA: Sétima aventura de Harry Potter vende 8,3 milhões de livros em 24 horas


Washington, 23 jul (EFE) - "Harry Potter e as Relíquias da Morte", última aventura do bruxinho adolescente, vendeu 8,3 milhões de exemplares nas primeiras 24 horas em que esteve à venda nos Estados Unidos, informou hoje a editora Scholastic, que publica a série.

O número representa uma média de 5 mil exemplares vendidos por minuto, recorde nos Estados Unidos. A Scholastic havia imprimido 12 milhões de exemplares do livro para suprir a demanda dos primeiros dias.

Em comunicado, a presidente da editora, Lisa Holton, afirmou que "a excitação, a ansiedade e a simples histeria que houve no país este fim de semana foi um pouco como a primeira visita dos Beatles aos Estados Unidos".

No domingo, a segunda maior rede de livrarias dos Estados Unidos, a Borders, anunciou que havia vendido em apenas um dia 1,2 milhão de exemplares de "Harry Potter e as Relíquias da Morte".

Em 2005, a Borders vendeu 850 mil exemplares do livro anterior, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", no primeiro dia após o lançamento.

O romance de J.K Rowling, que traz o desfecho das aventuras de Harry na escola de magia de Hogwarts, começou a ser vendido a 00h01 de sábado.

Longas filas e festas organizadas pelas livrarias deram o tom da vigília por um dos livros mais esperados dos últimos tempos.

O site de vendas de livros pela internet Amazon.com recebeu 2,2 milhões de pedidos do mundo todo antes de o romance ser oficialmente colocado à venda, contra 1,5 milhão do livro anterior.

"Harry Potter e as Relíquias da Morte" é o último volume de uma saga que já vendeu 325 milhões de exemplares no mundo todo.
Últimas notícias Ver mais notícias