Conheça a trajetória da apresentadora Xuxa, que completa 47 anos

da Redação

AgNews
Gaúcha iniciou a fama aos 15 anos
Gaúcha iniciou a fama aos 15 anos
 Veja a trajetória da Rainha dos Baixinhos
 'Tenho orgasmos múltiplos e vi duende'

Maria da Graça Meneghel nasceu em 27 de março de 1963 e completa 47 anos neste sábado (27). Se você acha que está faltando um nome aí, saiba que o "Xuxa" só foi inserido em 1988 no seu RG.

A vida de famosa da loira começou aos 15 anos, quando foi convidada para ser modelo. Xuxa aceitou o convite e passou a fazer trabalhos de manequim para revistas e catálogos.

A beleza da moça loira nascida em Santa Rosa (RS) conquistou o coração de um dos maiores jogadores de futebol do mundo. Em 1980, Xuxa conheceu Pelé ao posar para a capa da extinta revista "Manchete" junto a ele, Luiza Brunet e Márcia Brito. Após a sessão de fotos, ele a convidou para jantar e assistir a um show de Elis Regina.

O namoro com o ex-craque do Santos durou seis anos. Nesta época, ela realizou ensaios fotográficos para as revistas "Playboy", "Status" e "Ele & Ela". A carreira de modelo emplacou e, assim como Luiza Brunet, Xuxa foi um dos grandes símbolos sexuais do Brasil nos anos 80.

Tão sexual que, em 1982, protagonizou o filme "Amor, Estranho Amor", dirigido por Walter Hugo Khouri, no qual ela interpretava uma mulher fissurada por adolescentes. Como Xuxa começava a despontar na carreira como apresentadora infantil, o filme foi abafado e não consta nem na biografia oficial da atriz, publicada em seu site oficial. Com a atual popularização de vídeos na internet, o filme ressurgiu e foi amplamente difundido - o que resultou em processos e novas proibições.

Aos 20 anos, Xuxa iniciou sua carreira de apresentadora de TV na Manchete, no "Clube da Criança". Em 1986, a loira estreou no "Xou da Xuxa", da TV Globo.

E não bastava só apresentar. Xuxa também cantou. E muito. Lançou álbuns que renderam 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante - cerca de 14 milhões de cópias vendidas com os sete discos produzidos durante o "Xou da Xuxa".

O segundo homem da vida foi o piloto Ayrton Senna. "Cada vez que a gente ficava junto não tinha espaço para mais nada", diz a apresentadora, em seu site oficial. Em 1998, seu namoro com o ator Luciano Szafir rendeu-lhe a maternidade: no dia 28 de julho, nasceu sua primeira e única filha, Sasha.

Em 2003, Xuxa inaugurou seu parque de diversões em São Paulo, "O Mundo da Xuxa", com uma área de 12 mil metros quadrados.

Programas

Em 1989, Xuxa aumentou sua carga de trabalho na TV. Além do "Xou da Xuxa" de segunda a sábado, passou a apresentar "Bobeou Dançou" aos domingos. Na mesma época, iniciou sua incursão no mercado latino-americano com o lançamento de um disco em espanhol.

"El Show de Xuxa", versão latina de seu programa na Globo, entrava no ar na Telefe em 1997, maior emissora da Argentina. O programa era exibido em mais de 16 países latinos e no mercado latino dos EUA. Em 1992, ela estreou o "Xuxa Park", na Tele 5 da Espanha, antes mesmo de lançá-lo no Brasil. No mesmo ano, o programa "Xou da Xuxa" chegou ao fim.

Em 1993, Xuxa emplacou um programa em inglês, exibido em 121 canais independentes nos Estados Unidos. No ano seguinte, no Brasil, Xuxa passou a apresentar o "Xuxa Park" aos sábados, trazendo brincadeiras, quadros educativos e uma parada musical ("Xuxa Hits"). O programa teve um final trágico, porém: no dia 11 de janeiro de 2001, um incêndio destruiu o estúdio onde o programa era gravado. No incidente, 26 pessoas ficaram feridas.

A apresentadora estreou o "Planeta Xuxa" em 1997, inicialmente nas tardes de sábado e, a partir de 19 de abril de 1998, aos domingos. Este foi o último trabalho da apresentadora voltado para o público adolescente. Assim, Xuxa conciliava duas atrações na Rede Globo: aos sábados, o "Xuxa Park" e, aos domingos, o "Planeta Xuxa".

Em 2000, ela retornou ao público infantil com o "Xuxa Só para Baixinhos", projeto que unia CD e vídeo para crianças. Era o primeiro de uma série de oito, até o momento. O segundo "Só para Baixinhos" conquistou o Grammy Latino de 2002 na categoria de Melhor Álbum Infantil.

Xuxa ainda apresentou o "Xuxa no Mundo da Imaginação" de 2002 a 2004. Seu programa atual na Globo é o "TV Xuxa", voltado para toda a família, que começou diário em 2005 mas atualmente é exibido nas manhãs de sábado.

Cinema

Depois do polêmico "Amor Estranho Amor", Xuxa realizou apenas mais um filme para adultos, "Fuscão Preto". Em seguida, passou a se dedicar apenas às produções para crianças. Trabalhou em quatro filmes com os Trapalhões, seguindo depois em carreira solo, em sucessos como "Lua de Cristal" e "Xuxa e os Duendes".

Últimas notícias Ver mais notícias