Flamenco é inscrito na lista de patrimônio da humanidade da Unesco

  • Miguel Angel Morenatti / AP

    A bailarina Antonia Herrero se apresenta no Palacio del Flamenco em Sevilha, na Espanha (12/11/2010)

    A bailarina Antonia Herrero se apresenta no Palacio del Flamenco em Sevilha, na Espanha (12/11/2010)

NAIRÓBI, 16 Nov 2010 (AFP) - O flamenco foi inscrito nesta terça-feira na lista de patrimônio imaterial da humanidade por um comitê intergovernamental da Unesco reunido em Nairóbi, assim como as torres humanas tradicionais das festas catalãs, os 'castells', e a dieta mediterrânea.

O comitê da Unesco decidiu incluir o flamenco, com sua música que "expressa toda uma gama de sentimentos e estados de espírito" e sua dança, que descreve como "de paixão e sedução", durante sua 5ª sessão ordinária em Nairóbi, informou em um comunicado.

Também examinou e aceitou inscrever as outras duas propostas espanholas, que são as torres humanas típicas catalãs, os "castells", cuja técnica de formação "vem sendo transmitida tradicionalmente de geração em geração dentro de grupos", e o canto da Sibila, que é interpretado na noite de 24 de dezembro em todas as igrejas da ilha balear de Mallorca.

A dieta mediterrânea, a base de azeite de oliva, cereais, frutas e verduras, e uma proporção moderada de carne, peixe e laticínios, também passa a integrar a lista de patrimônio cultural imaterial, após o comitê aceitar a proposta conjunta de Espanha, Grécia, Itália e Marrocos.

"A dieta mediterrânea (...) não compreende apenas a alimentação, já que é um elemento cultural que propicia a interação social", disse a Unesco em sua nota.

A Espanha também é um dos 11 países que apresentaram a candidatura aceita de inscrever a cetraria como patrimônio histórico vivo.

As candidaturas espanholas faziam parte da 47 propostas examinadas pelo comitê, reunido até 19 de novembro.

A "lista do patrimônio cultural imaterial da Humanidade" foi instituída por uma Convenção assinada em 2003, ratificada até agora por 132 países e cujo objetivo é proteger culturas e tradições populares, da mesma maneira que lugares e monumentos.

Últimas notícias Ver mais notícias