Morre aos 80 anos Yash Chopra, veterano diretor de Bollywood

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO

    O cineasta indiano Yash Chopra (1932-2012) em foto de setembro de 2012

    O cineasta indiano Yash Chopra (1932-2012) em foto de setembro de 2012

Morreu neste domingo (21) em Mumbai o diretor Yash Chopra, veterano da indústria indiana de cinema conhecida como Bollywood. Chopra tinha 80 anos e morreu em decorrência de uma dengue. A informação é da revista "Variety".

Chopra havia anunciado recentemente sua aposentadoria da direção. Seu último filme, "Jab Tak Hai Jaan", protagonizado pela estrela de Bollywood Shah Rukh Khan, tem estreia prevista para 13 de novembro.

Chopra nasceu em Lahore em 1932. Ele estreou em 1959 com "Dhool Ka Phool" e lançou sua produtora em 1973. A companhia é hoje um dos maiores estúdios da Índia. Em 2011, a produtora abriu uma subsidiária em Hollywood com o nome de YRF Entertainment e iniciou projetos como "The Longest Week", estrelado por Olivia Wilde e Jason Bateman, e a cinebiografia de Grace Kelly protagonizada por Nicole Kidman, "Grace of Monaco".

O cineasta dirigiu 22 filmes durante sua carreira, incluindo produções que são consideradas clássicos do cinema indiano, como "Ittfaq", "Waqt" e "Kabhie Kabhie".

Últimas notícias Ver mais notícias